Discussão sobre o contributo das teorias administrativas nas organizações empresariais
Tese: Discussão sobre o contributo das teorias administrativas nas organizações empresariais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Biiih20 • 20/11/2014 • Tese • 952 Palavras (4 Páginas) • 486 Visualizações
Objetivo
Este trabalho tem como objetivo discorrer acerca das contribuições das Teorias Administrativas nas organizações empresariais, principalmente na rede Avon – Empresa em destaque. Para tanto, foram realizadas pesquisas em enciclopédias e na internet a respeito de cada Teoria, a fim de ampliar o conhecimento sobre as mesmas. Outro resultado de destaque entre as pesquisas realizadas é que, ao longo da história, a arte de administrar vive uma grande revolução, com modelos de gestão mais humanizados, flexíveis e democráticos.
Introdução
A Administração é uma ciência que começou a ser entendida como tal a partir do século XX. Sua história é relativamente recente, uma vez que foi a partir das Revoluções Industriais que o crescimento desordenado das empresas implicaram na necessidade de planejar e controlar a produtividade e a competitividade do mercado, surgindo assim às Teorias da Administração.
A empresa utilizada como objeto de estudo para esse trabalho será a instituição Avon. De acordo com o site oficial, a empresa Avon foi fundada pelo vendedor de livros norte-americano David McConnell, que em 1886 fundou a Califórnia Perfume Company, recrutando a primeira Revendedora Avon e emitiu o primeiro folheto de ofertas. Com crescimento acelerado, em 1939, já distribuindo seus produtos em mais de quarenta estados, a instituição tem seu nome alterado oficialmente para Avon, homenageando o escritor Willian Shakespeare, que nasceu em Stratford-on Avon, de quem o senhor David McConnell era grande admirador.
Já em 1970 foi inaugurada a fábrica da Avon no Brasil, na cidade de São Paulo. Com uma receita anual de cerca de US$ 10 bilhões, comercializa seus produtos, em média, para 100 países e conta com milhares de revendedoras.
Pioneira em venda porta a porta, conta com uma linha de produtos composta de itens de beleza, moda e para a casa.
1. Teorias Administrativas
As Teorias Administrativas foram criadas a fim de resolver os problemas organizacionais de planejamento, ordem e disciplina, uma vez que o crescimento acelerado das organizações após as Revoluções Industriais implicava na necessidade de gerenciamento da produtividade das empresas.
A Administração Científica foi criada por Frederick Taylor nos Estados Unidos e corresponde a primeira abordagem das Teorias Administrativas e considera a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais. Foi desenvolvida por engenheiros, cientistas e gerentes preocupados com a melhoria da eficiência do trabalhador. Taylor estudou várias atividades e, dividindo-as em subáreas, determinou a maneira mais eficiente para realiza-las.
Desenvolvendo a Teoria Administrativa, Henry Fayol, engenheiro e diretor de uma empresa de mineração de carvão, procurou aplicar princípios científicos à Administração das Organizações. Fayol efetuou quatro grandes contribuições às Teorias Administrativas:
• Distinguir, entre níveis de supervisão e gerenciamento, dando maior status à Administração do que a supervisão de trabalhadores;
• Definir as atividades dos gerentes como funções administrativas;
• Desenvolver os princípios gerais da Administração;
• Afirmar que a flexibilidade era necessária para a aplicação de seus princípios.
Surge, então, a Abordagem Clássica, afirmando que a chave para a eficiência do trabalhador e a produtividade organizacional seria a descrição eficiente da tarefa. Entretanto essa teoria encontrou grande resistência por parte dos trabalhadores, uma vez que não levava em conta as dimensões humanas da organização. Em contrapartida, a Abordagem Comportamental enfatiza que a Administração eficaz surge a partir da compreensão do trabalhador. Essa afirmação surgiu a partir de experiências conduzidas por cientistas sociais da Hawthorne Works, as quais revelaram que a produtividade do trabalho estava relacionada com as variáveis psicológicas e sociais.
Douglas McGregor, ao distinguir entre a visão pessimista da teoria X e a visão otimista da teoria Y sobre os funcionários, produziu um grande impacto na teoria da Administração. A teoria Y propunha uma abordagem humanista, acarretando na introdução de projetos de trabalho que melhor incentivassem os trabalhadores, promovendo crescimento pessoal e melhor desempenho.
A Abordagem Contingencial, por fim, enfatiza que não há solução universal para os problemas da Administração, mas que a correta solução dependerá das necessidades
...