Dissertativa de Gestão de Projetos
Por: julica79 • 9/11/2020 • Trabalho acadêmico • 398 Palavras (2 Páginas) • 138 Visualizações
O processo Scrum favoreceu de base no formação, sobretudo, a criação de modernos softwares e utilidades no campo de TI.
Por isso, nesses campos era fundamental o desenvolvimento de partes e entregas regulares para a avaliação e debug dos sistemas. Na metologia PMBOK essas considerações sucediam bem no final do projeto.
Dois elementos que especificam esse sistema são a entrega de partes do projeto através de sprints e o report dessas entregas por um backlog.
Temos os PAPÉIS e as CERIMÔNIAS, que irei comentar a seguir:
Papéis:
Product Owner (PO): proprietário do produto, isto é, representante do comércio, no qual, determina as prioridades e o que precisa ser entregue.
Scrum Master (SM): um moderador, onde seu dever é afastar os problemas e permitir a integração entre os grupos, tendo que estar concentrado, para que o time trabalhe mais rapidamente e ainda melhor
Time de desenvolvimento: quem desempenha as tarefas, considerando o desenvolvimento do produto ou trabalho. Sendo essa equipe, auto organizável e independente.
Cerimônias:
Inception – é uma parte de organização, onde são determinados os grupos de desenvolvimento, os products bakclogs (o que é necessário entregar), o relato dessas entregas e o zelo crucial para realizá-las. Todas as pessoas participam desse ato, sua durabilidade é de um Sprint (tempo de trabalho, é capaz de variar cerca de duas a quatro semanas e a periodicidade de execução é uma única vez no começo do trabalho da equipe.
Planning – cerimônia de designação de metas do sprint e quais funções ou narrativas necessitam ser entregues, onde o time analisa se conseguirá completar esses deveres dentro do Sprint. Todo mundo participa dessa cerimonia, que dura uma hora, mais ou menos, cuja repetição é de uma vez no início de cada Sprint.
Review – cerimônia que indica o que foi dado no sprint que aconteceu. Todo grupo participa desta cerimônia, com durabilidade de uma hora, aproximadamente, e sua frequência é de uma vez no final de todo Sprint.
Retrospectiva – cerimônia em que a equipe descrevem o que aprenderam, o que apontaram, o que persistiu e o que pode ser corrigido. Todas as pessoas participam, dura uma hora e sua frequência é de uma vez, ao final de todo Sprint.
Daily – cerimônia em que todos do time declaram sobre o progresso do Sprint, falam dos inconvenientes e das oportunidades de intensificar o trabalho. Participam o Scrum Master e a equipe, com durabilidade de 15 minutos, tendo sua frequência diariamente
...