E-BI vs Métodos Tradicionais
Por: Bruno Isoardi • 22/2/2017 • Trabalho acadêmico • 340 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
O e-BI, ou Evolutive Business Intelligence, é uma ferramenta organizacional destinada a resolver questões de gerenciamento e planejamento. O intuito é o de melhor utilizar os recursos disponíveis para reduzir custos e obter uma tomada de decisão mais coesa e precisa, sempre levando em consideração os prazos factíveis.
Um dos grandes diferenciais do e-BI em relação ao BI tradicional é a compatibilidade entre a determinação dos padrões de dados e as dimensões dos ditos Super Marts – Data Marts reduzidos que, em conjunto, integram e formam por si só um Data Warehouse – formando de tal maneira um armazém de dados íntegro e completo. Os três pilares do e-BI são a modularidade, a alta orientação ao negócio do cliente e o trabalho cooperativo.
O e-BI funciona basicamente a partir de modelos de documentos, que tem o papel de definir, buscar e atingir os resultados delimitados. Os modelos de documentos buscam criar métodos ou áreas de entrada e saída entre os processos do projeto, concedendo o trabalho modular de tal forma. Em relação aos benefícios do uso dos modelos de documentos, podemos ainda citar um controle mais prudente das etapas de trabalho, registrando todas as realizações e conquistas. Além do que, servem também como instrumentos de comunicação entre as diversas fases e processos internos, anotando e criando um histórico das ações tomadas para futuramente serem analisadas, gerando resultados documentados dos trabalhos feitos.
A documentação das decisões estabelecidas e dos resultados obtidos estrutura os projetos, definindo melhor os rumos, a consistência e a conformidade das mesmas.
Em relação ao BI puramente tradicional, podemos afirmar que o e-BI se destaca propondo incrementar conceitos mais bem determinados de planejamento e gerenciamento de projetos, buscando atingir metas e resultados através do uso inteligente dos recursos financeiros e humanos para agir com rapidez e eficiência. Um ponto negativo delineado no texto é a dificuldade em integrar os Data Marts, que ao serem estruturados fragmentadamente, podem não sincronizar satisfatoriamente com o sistema organizacional de uma maneira ampla e geral.
...