EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Por: Jose Fernando Bitencourt Do Nascimento • 8/10/2015 • Projeto de pesquisa • 410 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA
JOSE FERNANDO BITENCOURT DO NASCIMENTO
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA CLASSE C:
A analogia da Administração
SÃO PAULO
2015
EDUCAÇÃO FINANEIRA: CLASSE C
- JUSTIFICATIVA DO TEMA
Com o cenário nacional atual, vemos diversas notícias veiculadas para sua solução em curto/médio/longo prazo. Medidas a serem tomadas, um “universo” de justificativas. Com tudo, a busca deste trabalho será trazer o que a antecedeu e como está a cultura financeira da classe social que mais atinge as camadas das empresas. Os conhecimentos e decisões do indivíduo, impactam diretamente o ambiente econômico da sua sociedade.
A escolha deste tema tange aprofundar o conhecimento técnico, em caráter analítico sobre conhecimento financeiro da Classe C. O estrato que mais cresceu durante o governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que já tem renda suficiente para interessar empresas de todos os segmentos.
- OBJETIVOS
A sua concepção será mostrar, principalmente, aos novos colegas Administradores, o interesse, a competitividade, brechas e bloqueios, alternativas, fidelidade, segregação, comportamento e demais características que apresentam e/ou poderão apresentar. Como os indivíduos que a compõe agem na utilização de suas rendas, a capacidade e a não capacidade de consumo, escolha de produtos e serviços, concepção do ato de investir parte do ordenado, a contratação de empréstimos – “os grandes bancos públicos e privados têm aumentado a competição por esses clientes”.
- PROBLEMATIZAÇÃO
A grande parte das empresas não está inteiramente preparada para lidar com esta camada social. Exclusivamente por tratar-se de um volume muito grande de clientes, impossibilitando um atendimento personalizado a todos. Outra situação é o fato deste grupo de pessoas não ser suficientemente aprofundado sobre educação financeira, para tomadas de decisões de investimento ou para escolher o crédito adequado a um propósito específico.
E essa falta de aconselhamento torna-se um alto risco de endividamento. A sua taxa de endividamento, por exemplo, em relação às pessoas mais ricas, é o dobro.
- REFERENCIAL METODOLÓGICO
O tema, Educação Financeira, é uma preocupação crescente em diversos países, e gera um aprofundamento nos estudos que o envolvem. Hoje, existem dois fatores que preocupam os países desenvolvidos: a cultura consumista e o avanço da medicina, onde a expectativa de vida será maior. Há países que já incluem a disciplina na formação escolar, como os EUA e Inglaterra.
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PEREIRA, Regina Célia Alves. Programa na educação financeira para os funcionários de uma empresa do ramo de móveis planejados: Fundamentação teórica. São Paulo: Faculdade Cantareira, 2012. Disponível: <http://189.21.198.250/sophia_web/index.html>. Acesso em: 02 jun. 2015.
...