EFICIÊNCIA EXERCÍCIO SOBRE PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA
Por: Danilo Ornelas • 17/10/2017 • Trabalho acadêmico • 602 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário UNA
UNATEC - Barro Preto
Curso de Gestão em Logística
PLANEJAMENTO DE SISTEMAS DE TRANSPORTES
EXERCÍCIO SOBRE PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA
Alunos: Andréa Martins Amaral
Alex Lana
Cristiano Batista de Oliviera
Maria Luiza Souza
Ramon Rodrigues Neto
Professor: Tony Moreira dos Santos
Exercício:
Considerando que para um projeto de melhoria, me contrataram para idealiza-lo:
A empresa Mega Logística possui 3 atividades totalmente excludentes, mas que corroboram para um resultado sistematicamente comum. A primeira atividade diz respeito ao carregamento de um vagão ferroviário. Para este carregamento é necessário destreza no manuseio e acuracidade nos tempos de carregamento: para fazê-lo, foram identificados alguns tempos médios de carregamento: 3,01 min, 2,98 min, 2,5 min, 4,1 min, 3,07 min e 3,0 min. Para esta operação de carregamento é necessário que sejam carregados 3500 perfis metálicos, em 1 turno de trabalho. O referido turno está conforme CLT, artigo 71, Lei 8.923, que implica em uma jornada nominal de 12 horas, sendo necessário que haja as paradas, conforme a legislação. A legislação determina 1 hora de pausa mais 15 minutos a cada 4 horas de trabalho. Para esta operação de carregamento, além da jornada de pausas de trabalho, é necessário que haja a realização de um checklist de condições operativas da empilhadeira: o referido check list é aplicado antes do início do turno e após o retorno da 1ª parada, para a realização do mesmo, consome-se em média 5 minutos para cada preenchimento com estes dados é importante que seja mensurado a eficiência produtiva. A primeira atividade requer um número de empilhadeiras do tipo Hysterr 55 HEX de 4,5 toneladas – Quantas precisarei?
Para suportar a 1ª atividade, faz-se necessário a contratação de conferentes. Sabendo que os conferentes trabalharam em uma jornada CLT de 8 horas nominal. Para esta jornada aplica-se 1 hora de pausa mais 15 minutos de descanso após o almoço em função do stress oriundo do processo de inspeção de notas fiscais x matéria-prima recebida. A matéria-prima recebida fará parte da produção dos perfis metálicos que serão expedidos. Para cada carga recebida, o referido conferente gasta em média para conferi-las: 15 min, 13 min, 16 min, 14 min, 10 min. O conferente possui como capacidade de desafio, o recebimento de 20 cargas em seu horário de trabalho. Para os dados de jornada é possível e necessário mensurar a eficiência.
Por último, e não menos importante, é fundamental que seja calculado o número de conferentes para esta atividade.
Sintetizando todo o processo, a referida empresa, possui em sua estrutura uma área comercial, mas em função da redução de custos, esta área também fará vendas, cotação no mercado e compras de insumo. Para esta atividade aplica-se uma jornada CLT de 8 horas mais aplicado a pausa necessária. Para cada atividade comercial, o sujeito em questão gasta em média: 15 min, 30 min, 31 min, 29 min, para atender um dado cliente. Após o atendimento de 1 cliente o referido vendedor gasta em média 15 minutos para ajustar a vestimenta e aspectos fisionômicos.
...