EMPREENDEDORISMO
Por: Mari375 • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 639 Palavras (3 Páginas) • 183 Visualizações
Quando ouvimos a palavra "negociacao" ja podemos imaginar um grupo de pessoas em uma reunião negociando, porém, passamos a maior parte da vida negociando seja formal ou informal.
Para se ter uma boa negociação, seja ela qual for, é importante que se use o "bom senso". Existem diversas influências que elevam a uma negociação.
Em uma negociação é importante que todas as partes sejam de certa forma do mesmo poder, pois com diferentes tipos de poder podemos ter um negociador sentindo-se constrangido e podendo colocar tudo a perde.
Antes de entrarmos com uma negociação temos que estuda-los, pesquisa-los sobre a outra parte. Pois temos que estar sempre preparados para termos uma boa negociação.
É importante que o negociador não crie espectativas sobre a negociação.
Podemos também dizer que o local onde irá acontecer a negociação influência muito, por exemplo: o local sendo na própria empresa do negociador qualquer tipo de eventualidade poderá ser resolvido o mais rápido possível.
Um outro fator que influencia muito na negociacao e o preconceito que infelizmente acontece. Por exemplo: uma n egociadora mais jovem pode não ser levada a sério por um outro negociador. Para que isso não ocorra a n egociadora tem que se empor.
Não podemos dizer que uma negociação é de certa forma uma competição, pois uma boa negociação e aquela que implica em dar e receber, conquistar ou ceder.
É importante que em uma longa negociação tudo seja passado para o papel e falado para todos que estão em sala, a cada item acordado. Passamos mais tempo negociando do que imaginamos, é importante que as duas partes sejam do mesmo nível de poder.
Não podemos deixar de dizer o quanto e importante um negociador saber ouvir e se comunicar com as outras partes, muitos negociadores entram em uma negociação com o instinto de um competidor, o que acaba atrapalhando os negócios, pois, não sabem ouvir as outras partes e muito menos se comunicarem.
AS VARIÁVEIS BASICAS DA NEGOCIACAO
Nem sempre podemos escolher com quem e quando negociar, se no caso um negociador não tiver tempo suficiente para estudar adequadamente ele precisa pelo menos conhecer e entender as três básicas da negociação, que são : poder, tempo e informação.
Poder: quem obtiver o poder em uma negociação e saber usá-la, geralmente controle o processo e possivelmente atingi seus objetivos. Quando falam os em poder não é necessariamente força ou domínio no pior sentido.
Tempo:é uma variável não menos importante, podemos dizer que quem tem i tempo e uma vantagem a mais, podemos dizer também que possui o poder na negociação.
Informacao: quanto maior for as informações que tivemos sobre a outra parte, pode ser ele um produto, mercado, enfim tudo que envolver a negociação.
Lembrar e intender as vantagens básicas de uma boa negociação e se preparar e fazer seus planejamento para o processo, podendo assim criar oportunidades de sucesso e fortalecimento.
INFORMATIVA - permite o conhecimento do mundo objetivo
IMAGINATIVA - proporciona liberdade de pensamentos
CRIADORA DE IDENTIDADE - da forma a personalidade do indivíduo.
EXPRESSIVA - identifica e e expressa ideias.
O tempo é uma variável não menos importante, podemos dizer que quem tem o tempo está com uma vantagem a mais, podemos dizer também que possui o poder. Podemos dar um exemplo: o negociador tem que saber identificar se a pressão que foi importo para realizar o processo. Mas tem que ser analisado com cuidado, verificando de qual forma ela afeta o processo.
Podemos dizer que o tempo e fundamento para a negociação, pode ser ele positivo ou negativo, por exemplo se uma negociação não está satisfazendo para ser fechamenda e de extrema importância que o negociar peça um tempo a mais para reavaliar esse processo para ser fechada positivamente, Pode acontecer o contrário o outro lado pode pedir um tempo para reavaliar a negociação, podendo assim surgir novos argentos que atrapalhe as negociacoes ou mesmo prejudique as metas.
...