EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
Por: tapiasjr • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.399 Palavras (10 Páginas) • 217 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2.1 ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E LOGÍSTICA.........................................................................5
2.2 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS........................................................................6
3 CONCLUSÃO .......................................................................................................................................9
4REFERENCIA......................................................................................................................................10
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade demonstrar algumas ferramentas que compõem a administração e suas áreas correlatas, que são imprescindíveis para a vida de uma empresa desde a sua concepção
Atualmente as empresas vêm enfrentando bruscas mudanças no mercado em que atuam, o que as leva à necessidade de evoluírem das práticas gerenciais existentes para uma abordagem contemporânea acerca de suas necessidades reais. Para isso, os gestores precisam conhecer os pontos fortes e fracos do ambiente interno, externo da concorrência e seu publico alvo.
2.1 ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E LOGÍSTICA
O produto Café Bom tem o propósito de produz café torrado e derivados como antigamente, usando na sua produção um sistema de planejamento e controle da qualidade que proporciona muitos benefícios na produção do café torrado e derivados.
Planejamento e Controle da Produção consiste em um processo utilizado no gerenciamento das atividades de produção. Sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa, com funções envolvendo programação da indústria Café Bom, os recursos utilizados para a operação, com início e término de todo o fluxo de trabalho e controle (monitoramento e correção de desvios da produção), bem como a determinação das quantidades e qualidade que serão produzidas,
Entre os resultados alcançados com o planejamento e Controle estão altos índices de produtividade e qualidade e os menores índices de falhas, custos mais baixo de produção. As vantagens e desvantagens são: altos índices de produtividade e qualidade, decisões mais acertadas, melhor gerenciamento dos recursos disponíveis; melhor fluxo de informações e compatibilização dos diversos setores da empresa, alta qualidade nos produtos e maior satisfação do cliente, menor índices de falhas e erros, menor custo de produção, facilidade em atingir metas e objetivos traçados.
Bens e serviços de alta qualidade podem dar a organização uma boa vantagem competitiva, boa qualidade reduz custos.
Para a qualidade existem cinco abordagens que são:
– Abordagem transcendental –(Vê a qualidade como um sinônimo de excelência inata, a qualidade é definida como absoluta)
– Abordagem baseada em manufatura- (Produto corresponde às especificações e é livre de erros)
– Abordagem baseada no usuário – (Produto adequado a seu propósito)
– Abordagem baseada em produto- (Conjunto de características e atributos)
– Abordagem baseada em valor (relação custo-benefício)
Como vimos acima a qualidade segundo a visão operacional pode ser definida como a conformidade consistente com as expectativas dos consumidores, porem na visão do consumidor a expectativa pode ser diferente para cada consumidor pois a qualidade é perceptível por diferentes consumidores e a força da imagem do produto também é importante para a qualidade do mesmo.
Já na conciliação das visões de qualidade da operação e do consumidor o objetivo da operação é satisfazer a expectativas dos consumidores, e o consumidor na busca de sua satisfação percebe a qualidade.
A qualidade pode ser definida como o grau de adequação entre as expectativas dos consumidores e a percepção deles do produto ou serviço;
Se a expectativa for maior que a sua percepção do produto, a qualidade percebida é POBRE;
Se a percepção do produto for maior que a sua expectativa, a qualidade percebida é ALTA;
Se a percepção do produto atende às expectativas, a qualidade percebida é ADEQUADA.
Conformidade à especificação significa fabricar um produto ou proporcionar um serviço conforme as suas especificações de projeto, isto implica que, durante o processo de produção, todos os componentes, conexões, entre outros, são devidamente especificados. Esta atribuição fica sob responsabilidade do planejamento e controle da qualidade, que pode ser dividido em seis passos sequenciais (Slack et al, 1996):
• Passo 1: Definir as características de qualidade do produto ou serviço – as
Características de qualidade são utilizadas para planejar e controlar a qualidade tanto dos produtos quanto dos serviços. Estas características são: funcionabilidade, aparência, confiabilidade, durabilidade e recuperação.
• Passo 2: Definir como medir cada característica de qualidade – para cada
Produto ou serviço haverá uma forma particular de medir e avaliar essas características de qualidade, por exemplo, para um veículo a aparência será medida levando-se em conta o acabamento das superfícies, a quantidade de arranhões visíveis, combinações de cores, entre outros.
• Passo 3: Estabelecer padrões de qualidade para cada característica de qualidade – cabe ao gestor definir qual padrão será utilizado para checar as características de qualidade, de modo a saber o atual desempenho de seus produtos, se bom ou mau.
• Passo 4: Controlar qualidade em relação a esses padrões – estabelecidos os
Padrões adequados, capazes de serem atingidos pela operação, eles deverão, de tempo em tempo, ser verificados,
...