ERGONOMIA NO AMBIENTE DE TRABALHO
Por: alicelili • 17/3/2016 • Trabalho acadêmico • 3.519 Palavras (15 Páginas) • 1.048 Visualizações
Nome da Revista
ERGONOMIA NO AMBIENTE DE TRABALHO
RESUMO ERGONOMIA NO AMBIENTE DE TRABALHO
A ergonomia é uma ciência que estuda a relação entre o colaborador é a empresa, procurando desenvolver uma condição de trabalho perfeita, a ergonomia tem como objetivo, a integração física do colaborador, a segurança e a saúde, ela possui princípios, métodos e dados próprios para prevenir acidentes dentro das organizações, algumas das áreas específicas são: trabalhos em turnos, satisfação no trabalho, teoria motivacional, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética.
Palavras-Chave: Ergonomia; Organização; Ambiente de trabalho;
ABSTRACT ERGONOMICS IN THE WORKPLACE
Ergonomics is a science that studies the relationship between the developers is the company looking to develop a perfect working condition, Ergonomics aims, physical integration developer, safety and health, she has principles, methods and own data to prevent accidents within organizations, some of the specific areas are: work in shifts, job satisfaction, motivational theory, teamwork, teleworking and ethics.
Keywords: Ergonomics; Organization; Desktop;
- INTRODUÇÃO
Nosso trabalho tem como objetivo abordar o tema Ergonomia no ambiente de trabalho, desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho aplicando melhorias eficientes e seguras, visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade, focando nos conceitos e no bem estar do colaborador, iremos também destacar os benefícios gerados pela ergonomia, tanto para empresa como para o funcionário, como por exemplo: redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, melhorias da qualidade e técnicas do trabalho, melhora na qualidade de vida no trabalho, entre outras. Focaremos a importância da ergonomia no ambiente de trabalho como postura adequada, eliminação de ruídos, iluminação, velocidade do ar, umidade relativa do ar, temperatura, características psicofisiólogicas, pausas para descansos e horas trabalhadas de acordo com a NR- 17.
- DESENVOLVIMENTO
Ergonomia é a ciência de projetar o local de trabalho, tendo em conta as capacidades e limitações do trabalhador, é um processo de melhoria da sistemática de ergonomia e remove os fatores de risco que acarretam vários tipos de lesões como as musculoesqueléticas (lesões estas que são muito recorrentes em ambientes de trabalho), isso permite a melhoria do desempenho humano e da produtividade. A má concepção do local de trabalho leva a exaustão dos trabalhadores, podendo causar frustrações e sofrimento. Ao fazer melhorias no processo de trabalho, você estará removendo barreiras para um melhor desempenho e favorecendo um ambiente de trabalho seguro. Neste contexto é fornecido ao colaborador uma atividade que está dentro das capacidades e limitações de seu corpo, contribuindo para melhoria da qualidade de vida do funcionário. As soluções ergonômicas, muitas vezes, auxiliam a empresa e o funcionário a melhorar e aumentar a produtividade. Ao projetar um trabalho para permitir uma boa postura, menos esforço, menos movimentos e melhores alturas e atinge, a estação de trabalho torna-se mais eficiente. A ergonomia é um recurso que é excelente para ambas as partes, tanto para o funcionário como para empresa. Ao reduzir sistematicamente fatores de risco ergonômico, você pode prevenir lesões que acarretaram tanto os funcionários, como também trarão prejuízos e problemas a níveis jurídicos a empresa.
Os benefícios oferecidos pela ergonomia no trabalho são grandiosos, iremos citar aqui alguns destes benefícios que refletem positivamente para a empresa:
- A implantação da ergonomia mostra compromisso da empresa com a segurança e com a saúde caracterizando-as como um valor fundamental. Empregados saudáveis e ativos são os recursos mais valiosos que a empresa pode ter, criar e incentivar a segurança e cultura de saúde na empresa vai levar a um melhor rendimento para organização.
- Os funcionários notam quando a empresa está fazendo os seus melhores esforços para assegurar a sua saúde e segurança. Se um funcionário sentir que está sendo exigido muito fisicamente dele e ou está desconfortável durante a sua jornada de trabalho, ele irá reduzir sua produtividade, caso contrário o funcionário poderá melhorar a moral e aumentar a participação dos trabalhadores.
- Ao reduzir sistematicamente os fatores de risco ergonômico, a organização pode prevenir lesões físicas dos funcionários, e desta forma diminuir o número de possíveis processos por doenças ocupacionais, como por exemplo, uma empresa que não fornece um ambiente adequado para o funcionário onde ele tem que realizar movimentos de levantar objetos em uma prateleira muito alta, isso irá gerar desgastes no cíngulo escapular e demais articulações com o decorrer do tempo, podendo acarretar problemas de cunho judicial para empresa.
A sistematização da ergonomia é de tamanha importância para a vida dos trabalhadores que para garantir que o mínimo de segurança seja oferecida ao funcionário de todos os ramos trabalhistas no brasil, foram estabelecidas algumas normas que toda empresa deve seguir. Esses direitos são garantidos e regidos pela NORMA REGULAMENTADORA 17, onde o os principais objetivos são:
Oferecer condições que permitam que o funcionário se adapte em sua condição de trabalho, oferecendo ao funcionário melhores condições que se adequem a suas condições físicas e psicológicas, onde ele possa desempenhar sua função com a melhor condição de conforto e segurança (Norma Regulamentadora 17, § 17.1).
Melhorar as condições de trabalho quando necessária a força física em ações como levantamento movimentação, descarregamento e também quando relacionados à mobília e equipamentos de uso pessoal, para que estes forneçam uma postura e conforto adequado ao colaborador (Norma Regulamentador 17, § 17.1.1).
Garante também, que deverão ser aplicados métodos de avaliação de riscos sobre atividades que ofereçam algum tipo de retorno ao funcionário, observando a possibilidade riscos à saúde do colaborador.
Outra norma muito importante e que muitas vezes é ignorada por empresas irresponsáveis é a norma estabelecida no parágrafo 17.3.1 que deixa bem claro, que quando houver a possibilidade da atividade executa pelo trabalhador ser realizada na posição sentada, a empresa deverá providenciar e até mesmo adaptar o local de trabalho, garantindo que não seja necessário que o trabalhador fique na posição em pé em toda atividade, mas apenas quando necessário. Esta ação é muito importante, e deve ser realizada, pois é uma ação simples que evitará problemas de origens vasculares nos membros inferiores, uma causa muito comum em locais onde o profissional fica muito tempo em pé.
...