ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO
Por: Natashaar • 24/9/2018 • Projeto de pesquisa • 321 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
STRONG ESAGS – ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO
Alexandre P. Santana
Amanda B. Silva
Luciele M. da Silva
Natasha F. de Souza Rosa
Veronica Maia
ESTUDO DE CASO
(O jeitinho Gol de voar)
Santo André
2018
- Qual é a estratégia de negócio que a GOL utilizou para entrar no setor da aviação comercial no Brasil? Quais eram suas principais vantagens competitivas?
A sua estratégia no caso, era propor campanhas de tarifas baixas para o público de classe baixa, e deixassem de ter acesso a luxos e regalias. As vantagens estratégicas eram voos domésticos, reduzir ao máximo os gastos e ter maior produtividade e conseguir utilizar aeroportos regionais médios com taxas mais baixas.
- Quais lhe parecem ser a missão e a visão da GOL? Você acha que elas mudaram ao longo dos anos?
Missão: Conquistar o público, com segurança e maior inteligência
Visão: Ser reconhecida como a melhor companhia aérea para viajar, trabalhar
e investir
- A aquisição da Varig parece significar uma mudança na estratégia da GOL. Você concorda com essa afirmação? Justifique.
Sim porque, a gol aumentou sua participação no mercado doméstico e ameaçou a liderança da TAM.
- Alguns analistas afirmam que, com o passar do tempo, a GOL e a TAM ficaram muito parecidas. Concorda com essa afirmação? Qual é a perspectiva da GOL para os próximos cinco anos?
Sim, pois ambas disputam o mesmo Mercado, na época a mesma pretendia adquirir a empresa TAP, para abrir rotas para o Mercado europeu e norte-americanos.
- Procure analisar o setor da aviação comercial brasileiro a partir do modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter.
Um dos exemplos apontados por Michael Porter em relação a cinco forças competitivas é que muitas vezes empresas do mesmo setor oferecem valores abaixo do custo para acirrar a concorrência desta forma gerando prejuízo para todas as outras empresas do setor. Sendo assim surge, o custo de oportunidade entre cooperar pelos lucros mútuos( conluio) ou competir de forma agressiva pelo mercado.
...