ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMECADISTA
Por: jessicavichietti • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.212 Palavras (17 Páginas) • 230 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
NOME
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMECADISTA.
Veranópolis – RS
2014
NOME
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMECADISTA.
Trabalho de Administração, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia, Métodos
Quantitativos, Ética, Política e Sociedade. Seminário.
Orientador: Prof. Regina Lucia Sanches Malassise;
Marcelo Caldeira Viegas;
Wilson Sanches;
Sebastião de Oliveira.
Veranópolis
2014
INTRODUÇÃO
Todas as transformações ocorridas nas últimas décadas, é pela abertura de mercados, e vem provocando desafios na vida econômica do País.
Acostumados com um mercado protegido e fixo agora estamos com um mercado cada vez mais competitivo e renovado.
Para disfrutarmos do potencial dessa perspectiva temos que ter uma mudança de pensamento para termos melhores resultados.
Fernando Dolabela, ao analisar nossa situação, comenta:
“O Brasil está sentado em cima de uma das maiores riquezas naturais do mundo, ainda relativamente pouco explorada, o potencial empreendedor dos brasileiros.”
Podemos concluir que, a microeconomia é a economia que estuda as unidades isoladas e sua atuação no mercado, estuda o comportamento dos consumidores e das empresas no mercado, definindo a formação de preços, produção, distribuição e competição entre eles.
Já a macroeconomia é a economia estudada como um todo, ela é o estudo um conjunto de mercados. Para isto, se utilizam de variáveis agregadas, como renda, produto, moeda, juros.
E vamos analisar nos Métodos Quantitativos seus conceitos básicos de uma forma sucinta, passado pelas medidas de Posição, de Dispersão e técnicas de amostragem Probabilística.
Por final vamos compreender melhor as relações entre Ética, Política e Sociedade,.
A Economia é uma ciência que consiste na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços. É também a ciência social que estuda a atividade econômica, através da aplicação da teoria econômica, tendo, na gestão, a sua aplicabilidade prática.
Atualmente, a economia aplica o seu corpo de conhecimento para análise e gestão dos mais variados tipos de organizações humanas (entidades públicas, empresas privadas, cooperativas etc.) e domínios (internacional, finanças, desenvolvimento dos países, ambiente, mercado de trabalho, cultura, agricultura, etc.)
MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
As empresas estão cada vez mais globalizadas, constantemente sujeitas às mudanças e alterações. Assim estreitando mais a competitividade fazendo o gestor moldar a empresa com características para promover-se à frente de seus ‘adversários’. Com novas ferramentas administrativas com mais rapidez, qualidade, inovação e equilíbrio nos custos.
Este comportamento organizacional que melhor valoriza o ser humano, em seu ambiente de trabalho, mudando até seu convívio familiar e seus sonhos, e nos mostra que podemos evoluir, em um futuro próximo.
O melhor conhecimento dos clientes nos proporciona desvendar novos mercados, dando mais abertura para caminhos no sentido de criar produtos aderir preços e serviços específicos e melhor qualidade, potencializando produtos e serviços que atendam os reais interesses dos clientes e que proporcionem maior lucratividade para a organização.
• ESTRUTURA DE MERCADO:
CONCORRÊNCIA PERFEITA (ou chamada de concorrência pura): Descreve um mercado que onde temos muitos compradores e vendedores o que faz com que nenhum consiga mudar preços, pela alta cartela de produtos com a mesma qualidade e funcionalidade. Na concorrência perfeita ou pura divide-se em quatro características:
HOMOGENEIDADE DO PRODUTO OU PADRONIZAÇÃO: Não existe diferença entre produtos na qualidade .
ATOMICIDADE: Nenhum vendedor pode influenciar o preço.
LIBERDADE DE ENTRADA E SAÍDA: Facilidade da empresa em entrada e saída de atividades.
TRANSPARÊNCIA DE MERCADO: Pleno conhecimento das condições
...