ESTUDO DE CASO 1 - PLANEJAMENTO DE CARREIRA E EMPREGABILIDADE
Por: Cassiano Ricardo Sartoretto • 16/10/2021 • Artigo • 1.758 Palavras (8 Páginas) • 1.525 Visualizações
By C.R.S.
ESTUDO DE CASO 1 - PLANEJAMENTO DE CARREIRA E EMPREGABILIDADE
Tudo começou numa pequena fábrica onde Guilherme foi admitido há exatamente 20 anos. Guilherme começou atuando na área financeira, responsável por contas a pagar, contas a receber, área fiscal e apoio de contabilidade.
Algum tempo se passou e a fábrica foi crescendo. Certo dia, Guilherme foi chamado à sala do diretor (dono da empresa) que se dirigiu a ele com muito descaso, criticando o trabalho que havia feito – o fluxo de caixa não retratava a realidade. Guilherme tentou dizer que o nível de complexidade havia aumentado desde sua entrada na empresa, e que os departamentos não estavam lhe informando as previsões de desembolsos; mas o diretor preferiu acusá-lo de desatenção e de fragilidade nos resultados.
Guilherme, sem nada falar, retornou a seu posto de trabalho pedindo ajuda à sua gestora, porém, ela nada fez para ajudá-lo. As perseguições a Guilherme continuaram e pouco mais de um mês do ocorrido, o diretor autorizou a contratação de outro funcionário com cargo e salário superiores de Guilherme.
A empresa realmente cresceu e houve a necessidade de incrementar a mão-de-obra no setor financeiro. A gestora de Guilherme conseguiu subsídio da empresa para arcar com 50% do valor da faculdade que o jovem cursava. Guilherme ficou motivado com o benefício pensando em qualificar-se ainda mais, para deixar aquela empresa, muito embora estivesse ali para dar o seu melhor. Aos poucos, a gestora foi tirando as atividades mais importantes desenvolvidas por Guilherme, restando-lhe apenas tarefas operacionais e repetitivas.
E a questão do diretor virou caso pessoal e sempre que podia maltratava e expunha o Guilherme na frente dos colegas (assédio moral). Ele, por ser pessoa tímida, se curva e sai de perto, porém, muitas vezes chegou a se retirar da empresa, durante o expediente para remoer-se, aliviar seu estresse e pensar na vingança – tamanha a pressão vivida.
Guilherme acaba de completar 20 anos de casa e o que mais deseja é sair da empresa, porém, depara-se com alguns problemas.
O dilema:
1 – Já completou 39 anos de idade.
2 – A empresa passa por um momento de implantação do sistema ERP que lhe propiciará o conhecimento necessário para que ele possa competir no mercado de trabalho.
3 – Não pode pedir demissão, pois caso contrário terá de devolver 3 anos de pagamento que a empresa fez à faculdade, não tendo saldo suficiente para arcar com essa despesa.
4 – Recentemente, o diretor determinou que lhe aplicasse 2 advertências. Os motivos alegados não condizem com a realidade. Guilherme recusou-se a assiná-las, porém, a gestora colheu o visto de duas testemunhas, validando as advertências.
Analise o caso e responda as questões a seguir com base nos conteúdos estudados e bibliografia indicada.
1 – Quais os erros da empresa/diretor no que diz respeito ao tratamento com Guilherme e à sua política de gerenciamento de carreira.
Pelo relatado, os superiores criaram um relacionamento insustentável, provavelmente motivado pela sua intenção de saída, forçando seu pedido de demissão. Claramente esta forma não é correta nem ética, devendo buscar pelo diálogo alinhamento dos objetivos de ambos, como ele pode contribuir para empresa e como esta pode apoiar seu crescimento pessoal e profissional.
2 – Quais as falhas de Guilherme ao longo do tempo no que diz respeito ao seu planejamento de carreira e empregabilidade.
Quanto ao seu trabalho deveria expor os problemas alegados desde o início através de relatórios e reuniões com colegas e gestores, evitando a situação extrema que se formou, sendo proativo e envolvendo todos para buscar soluções.
Deveria ser claro em relação aos seus objetivos pessoais e profissionais. Basicamente traçar um plano de carreira, conversando com a empresa até que ponto poderia ascender, definindo até quando pretendia contribuir na empresa, benefícios recebidos, objetivos pessoais e quando buscar outras oportunidades, assim seria claro quanto aos seus anseios, recebendo apoio da empresa o que seria justo para ambos.
3 – Que riscos Guilherme corre ao permanecer na empresa.
A prioridade em qualquer empresa deve ser o bem-estar social e proteção à saúde dos funcionários, tanto física como mental (no caso analisado). Assim ele e os demais funcionários na mesma situação podem sofrer danos psicológicos graves devido ao assédio e abuso por parte do seu superior, além de provavelmente ser demitido de forma injusta.
4 – Guilherme deve ou não pedir demissão? Justifique.
Deve pedir demissão, pois encontra-se num ambiente totalmente intolerável, sendo nítido o interesse pela sua demissão por parte do gestor, portanto ele deve procurar recursos para saldar sua dívida com a faculdade e buscar recolocação no mercado de trabalho de imediato.
Apenas no caso de expor sua situação, haver mudança de comportamento do gestor (ou sua substituição), receber suporte (setor de RH, colegas) e ser tratado com respeito pelo trabalho prestado, além de se comprometer com novos sistemas implantados ele pode permanecer.
5 – No conceito de trabalho e emprego, quais os caminhos que Guilherme pode buscar?
No que se refere ao trabalho, tem grande conhecimento financeiro e capacitação pelos estudos, podendo especializar-se em uma área específica e prestar serviço para outras empresas, e até investir nos mercados digitais. Pensando em emprego, ele possui uma experiência sólida, certamente irá atrair atenção de outras empresas, pois possui idade que traz experiência e pleno potencial produtivo. Se permanecer na empresa deve sustentar sua posição, ter dedicação e seguir com os estudos buscando crescimento profissional e pessoal, sendo tratado com respeito e deixando claro seus objetivos.
Para refletir:
Pense que planejar sua carreira implica, antes de tudo, ter a consciência de que o futuro se constrói no presente e de que as suas decisões são fruto da clareza do que você quer no futuro, dessa forma, faça desde cedo, escolhas orientadas. A verdade é uma só - que quem pouco planejar, pouco competitivo será.
Segundo Alfred Adler, o principal perigo na vida é que você pode tomar precauções demais.
ESTUDO DE CASO 2 - COMPETÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO GERENCIAL
Após trabalhar mais de 25 anos na Empresa Brasileira de Equipamentos Hidráulicos, o engenheiro Carlos aposentou-se como Gerente do Departamento de Compras. Antes de ingressar nessa empresa, ele já havia trabalhado em outras, por cerca de 11 anos.
...