EStrutura das Demonstrações
Por: Misabelnasc • 26/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.825 Palavras (8 Páginas) • 221 Visualizações
Etapa 1
Passo 1 e 2
Estrutura das Demosntrações Financeiras
Estrutura do Ativo
Ativo são os bens e direitos da entidade. Ele é dividido em 3 grupos são eles:
O circulante que é tudo o que se transforma em dinheiro rápido, no prazo máximo de 1 ano; Ex: caixa, banco, aplicações financeiras, duplicatas a receber.
O não circulante, nesse temos os outros 2 grupos, o Realizável a longo prazo, que são os que se tranforma em dinheiro a partir de 1 ano; Ex: céditos de coligadas controladas. O outro grupo é o Permanente, que são os investimentos e os bens de uso da empresa; Ex: imóveis, máquinas, veículos, móveis, equipamentos.
Estrutura do Passivo
Passivo são as obrigações que a entidade tem. Também é dividido em 3 grupos são eles:
O circulante que são as obrigações á pagar em até 12 meses; Ex: salarios á pagar, fornecedores, impostos á pagar, empréstimos bancários.
O não circulante, contas á pagar a mais há mais de 12 meses; Ex: impostos parcelados, financiamentos.
E o Patrimonio liquido, que é tudo de posse dos sócios, mas que ficam na entidade para o seu uso; Ex: capital social, lucros acumulados, reservas de lucros.
Balanço Patrimonial
É uma peça contábil, que relata como a entidade está financiando o seus ativos. Ao lado direito entram os ativos por ordem de liquidez (o que se tranforma em dinheiro primeiro), e do lado esquerdo ficam os passivos.
Estrutura das Demonstrações de Resultados (DRE)
DRE seu objetivo é mostrar os resultados, ou seja apurar o lucro ou prejuízo. Para encontrar esse resultado deve- se pegar todas as despesas do periodo e subtrair com o total das receitas.
Receitas representam os ganhos; Ex: receita de vendas, receita financeiras.
Despesas representam os gastos; Ex: custo da mercadoria vendida, despesas operacionais.
Pode-se dividir as Demonstrações Financeiras em:
Primárias que é o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado.
Secundárias que é são as Demonstracões de Origens e Aplicações de recursos.
Métodos de análise que é a análise Horizontal e Vertical.
E os Índices que são análises relativas construidas a partir de números.
Conceitos básicos de análise
Capital de Giro: São os recursos do ativo, são com eles que a entidade pagam suas dividas, e sendo pagos os credores concedem novos créditos, mantendo assim o fluxo de caixa de terceiros.
Capitais de terceiros: Dividas de curto e longo prazo com terceiros.
Liquidez: O tempo em que os ativos se tranformam em dinheiro, sendo mais importante os que se tranformam primeiro.
Capital próprio: É o Patrimônio Liquido, são os recursos de posse dos sócios.
Estrutura de capital: É a relação entre volumes de fontes e aplicação de recursos.
Tipos de Balanço
Legislação societária esse é usado por todas as empresas LTDA e SA de Capital Fechado. Seus balanços são com valores nominais de cada periodo, ou seja o balanço é aparesentado com todos os valores em reais, exatamente da mesma data do balanço.
Correção Integral moeda constante o balanço é atualizado para a moeda da ultima data do balanço, esse tipo é obrigatório para para as SA de Capital Aberto.
Nenhum tipo as micros empresas estão liberadas da apresentação de balanços, são elas aquelas que tem a sua Receita Bruta menor ou igual a R$ 120.000,00.
Tipos de Índices Financeiros
Os Índices financeiros são muito útil para os analistas juntararem informações das demonstrações financeiras.
Análise Vertical e Horizontal
Análise vertical: ela apresenta valores de cada conta em porcentagem. Obtem-se o percentual, dividindo o valor de cada conta pelo total do ativo ou do passivo e multiplica por 100, sendo que o total do ativo é a base pra calcular as contas do ativo, e o total do passivo é a base pra calcular as contas do passivo.
Análise Horizontal: Essa análise faz comparações entre periodos, apresenta percentual de cada conta facilitando assim analisar a evolução dos elementos do balanço. Verificam através de valores de uma mesma conta, com valores da mesma conta só que de periodo diferente. Para obter esse percentual pegam o resultado de uma conta do periodo atual, e divide pelo resultado da mesma conta do periodo anterior, subtrai por 1 e multipica por 100.
Para calcular essas análises no DRE usam se os mesmos cálculos, mas na análise vertical usam como base a Receita Líquida.
Índices Econômico-Financeiros
É a ferramenta primária pra análise financeira, envolvem métodos de cálculos que relacionam contas ou grupos para analisar o desempenho econômico-financeiro de uma entidade. Esses índices mostram relações entre as contas das demontrações financeiras, sua função maior é apresentar uma ampla visão da situação financeira da entidade.
Análise por Índices
São usados os Índices, para obter informações das demonstrações fiinanceiras de uma entidade. Avaliam o índice, e verifica sua evolução nos períodos.
Análise dos Coeficientes Operacionais: Dá significado aos dados das demonstrações financeiras, este método identifica a liquidez da entidade,a situação do fluxo de caixa, através da medição entre dois números nas demosntrações financeiras.
Índice de Lucratividade e Rentabilidade: Esse índice avalia as avendas e o patrimônio liquido das entidades, e essa análise possibilita avaliar os seus lucros.
Rentabilidade do Patrimônio Liquido_ RPL
Retorno sobre o Patrimômio Liquido: A lucratividade de uma entidade é obtida por meio da taxa de retorno obtida de recusrsos constituidos pelos acionistas.
...