EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO NO BRASIL: RESUMO
Por: Luana Vieira • 1/3/2022 • Trabalho acadêmico • 652 Palavras (3 Páginas) • 147 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - IFAM.
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
DA PRODUÇÃO NO BRASIL: RESUMO
MANAUS
2021
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
DA PRODUÇÃO NO BRASIL: RESUMO
Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, do curso Engenharia de Software, para obtenção de nota da disciplina Gestão da Produção e Qualidade do Prof.
MANAUS
2021
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO NO BRASIL: RESUMO
O Artigo Evolução da Administração da produção no Brasil, escrito pelo professor Claude Machline, além de apontar os avanços na área de gerenciamento Industrial, descreve as mutações que aconteceram na Administração da Produção no Brasil, apresenta de que modo as empresas brasileiras se adaptaram a essas mudanças e provoca uma discursão sobre como novos desafios devem ser enfrentados doravante.
Ao falar do gerenciamento de operações físicas da empresa o autor indica quatro fatores de sucesso, são eles: melhoria da qualidade, aumento da produtividade, redução de custos e diminuição do prazo de entrega.
Na seção que trata do surgimento da Administração e da Indústria Nacional o autor aborda as escolas da Administração e o enfoque de cada autor dessa linha de pensamento.
Escola Cientifica: surgimento da Administração de empresas.
Frederick Winslow Taylor: busca da eficiência por meio da análise do trabalho e do tempo.
Henry Ford: linha de montagem, padronização e redução do custo do produto.
Escola Clássica: Henry Fayol: elaborou princípios de organização e administração ao definir funções administrativas.
Max Weber: complementou as ideias de Fayol ao expor conceitos de burocratização, formalização e manualização.
Escola de Relações Humanas: As pessoas se tornam o foco e a maneira de dirigir as atividades mudaram.
Escola de Sistemas: surgiu após a Segunda Guerra Mundial e a criação do computador, e dá destaque à informação, controle, decisão e quantificação.
No período das duas grandes Guerras Mundiais o Brasil que já havia implementado suas primeiras indústrias, precisou produzir seus próprios bens de diversos setores. Com a alta demanda pessoas recém-formadas eram contratadas para gerir fábricas somente com o conhecimento adquirido em sua formação, em muitos dos casos sem conhecimento das técnicas administrativas.
Nos anos 50 com surgimento das faculdades de Administração no Brasil finalmente dá-se início a outra fase Administrativa no país.
O Advento da indústria automobilística brasileira marcou o início do período de 1957-53, o que trouxe desenvolvimento econômico além de aumento do PIB e mais adesão ao uso de técnicas administrativas reconhecidas. As peças utilizadas na indústria automobilística requeriam qualidade e para isso montadoras proporcionaram apoio a fornecedores. Também nessa época surgiu o acompanhamento das vendas (follow up).
...