Economia brasileira
Por: Tahuan Castro • 24/11/2016 • Tese • 669 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
- Explique a principal mudança da esfera econômica feita pela constituição polaca, no estado novo.
Foi retirada a autonomia dos Estados, tornando assim o poder centralizador; Foi também a centralização do poder econômico, o protecionismo, nacionalismo o fechamento de partidos e do parlamento, a censura contra os meios de comunicação. Getúlio Vargas deixou de pagar a dívida externa e somente negociava investimentos que poderiam vir para o Brasil.
- Explique o porquê de a indústria nacional crescer durante o estado novo.
A indústria cresceu no Estado Novo devido à substituição de importações por produtos internos, uma indústria de base com maior crescimento, industrialização do mercado interno e um protecionismo do mercado.
- Explique o que fez o segundo governo de Getulio Vargas para incentivar as indústrias nacionais.
Os incentivos as indústrias nacionais foram as retiradas de vários subsídios, retirada de taxas de câmbio, protecionismo do mercado interno.
- Explique o porquê de o parque industrial se centralizar no eixo rio de janeiro - São Paulo durante o governo Vargas.
Na região já havia uma indústria de cafeicultura, a região possuía uma estrutura pronta e mais viável para outras indústrias e uma industrialização em maior escala, tendo todo um processo já montado para o escoamento da produção através de rodovias e portos.
- Explique base sustentadora do desenvolvimento da era Vargas, que se estendeu ate a década de 1980.
Foi a industrialização do país através da criação de complexos petrolífero, siderúrgico e elétrico. Tendo uma indústria de base em amplo crescimento.
- Explique como o sistema financeiro contribuiu para o desenvolvimento brasileiro na era Vargas.
- Explique o principal objetivo do plano de metas de JK.
A finalidade do plano era consolidar o que começou Getúlio Vargas, o chamado processo de substituição das importações. Assim, a primeira fase foi criar infraestrutura para que o país pudesse produzir dentro de seu território os produtos de que precisava.
- Explique o que fez JK para atrair empresas estrangeiras para o Brasil e o porquê dele optar por primeiro atrair empresas do ramo automobilístico.
Para atrair as empresas, o presidente criou barreiras protecionistas. Com o protecionismo, JK incentivou a entrada de capital estrangeiro no país, principalmente a indústria automotiva porque tem um efeito de investimento muito elevado e para se produzir um carro, você estimula a criação de outras empresas, como as de autopeças.
- Explique a herança maldita que JK deixou para o Brasil e se o plano de metas foi benéfico ou prejudicial ao país.
A herança maldita assim chamada foi porque quando JK estava no poder, adquiriu para o Brasil uma alta inflação, devido à produção de dinheiro ter sido aumentada em demasia, ocasionando o enfraquecimento do valor da moeda brasileira, e assim a inflação chegava a quase cem por cento ao ano, e isso prejudicou ao longo dos anos. O plano de metas foi benéfico e maléfico ao país, pois o deixou autossuficiente e desenvolvido energeticamente e com a industrialização e crescimento arrojados e em contra partida aumentou a dívida externa.
...