Educação Financeira
Por: 12Bruno22 • 12/6/2016 • Projeto de pesquisa • 2.393 Palavras (10 Páginas) • 246 Visualizações
Do Busão ao Avião – AUDIO
Introdução:
Esse áudio vai tratar de educação financeira, acho que nunca chegou um áudio pra vc sobre esse tema. Educação financeira. Não é putaria, nem corrente. É algo que não se aprende na escola, conhecimento que nos é tolhido de propósito, pois o governo e os grandes empresários tem interesse de te manipular, te manter no controle, sabia? Só escute esse áudio se você não estiver satisfeito com oq é, com oq tem e com oq vai conquistar, seja financeiramente ou pessoalmente. Gostaria de poder lhe obrigar a escutar esse áudio de 15min. Acha muito? 15min que podem fazer a diferença em toda sua vida, 15min é ¼ de uma novela, é menos de 10% de um jogo de futebol Enfim... Escute se quiser. Pois não posso lhe obrigar. Porem se vai escutar presta a atenção, escuta até o final, saia do barulho, pare a conversa ou deixa pra escutar depois, em casa, em paz.
Minha apresentação:
Blz? Vamos lá. Meu nome é Bruno Ribeiro, sou Casado, pai de dois filhos. Tenho 32 anos, sou Bombeiro Militar-PE. Por muito tempo fui da turma dos concurseiros, pois é chique, é lindo, a família ama e te apoia. E indo nessa influencia da família e da sociedade estudei muito para passar no Bombeiro em 2002 concurso que deu 71 pessoas/vaga e em 2011 pra passar no curso de Direito, que me formo ano que vem. Porem existiu uma empresa no meio do meu caminho de estudos e em 2014, ao conhecer essa tal empresa, totalmente diferente de tudo que já conheci. Pois nos chama para empreender, nos incentiva, nos capacita, nos ajuda a lhe dar com os nossos medos e a vencê-los, nos dá oportunidades de ter salários ilimitados e pra ter mais tempo pra si, pra sua família e assim melhor qualidade de vida.
Daí que conheci o que é uma educação financeira, saber qual é a melhor forma de trabalho, saber investir meu dinheiro, saber fazer o dinheiro trabalhar pra mim e não eu trabalhar por ele. Comprar horas e não vender minhas horas. Aprendi que temos que conquistar ativos (ativo é tudo aquilo que vc investe, gasta e lhe dar um retorno e passivo é toda aquisição que te tira dinheiro). Faça uma lista das ultimas 10 coisas que vc gostou dinheiro. Agora veja se alguma dela lhe traz algo volta? Acredito que nada.
A sociedade que vivemos :
Devido à sociedade consumista que vivemos, um capitalismo dócil, que se faz de bonzinho, mas só quer te fuder.. Cada mês do ano vc tem praticamente obrigação de gastar – começa com IPTU, IPVA, material escolar de quem tem filho, depois é Carnaval e a indústria de bêbedas brinda as vendas lá em cima, daí vem Páscoa, dia das mães, São João, dia dos namorados, férias, dia dos avós, dos pais, das crianças, dia pra todo mundo. E ai vc folga um mês, Novembro, olha como é bonzinho o comercio!! Porem a folga é pra fuder teu 13° pagando as dividas que vc fez ao longo do ano e consumir o resto do teu suado e sofrido dinheiro no Natal e Ano.
Pra na virada vc fazer as velhas promessas que esse ano vai, esse ano conquisto, esse ano vem saio do zero. Como meu filho? Se todos os canais te empurram pra mesma fossa. Quando vai mudar de atitudes? Somos PESSIMAMENTES instruídos. Lamentável, como já falei não se aprende na escola, não tem nos programas de televisão, não passa nas novelas, quase ninguém empreende. Ai lhe resta seguir o fluxo, a boiada.
Somos induzidos a se contentar com pouco, e buscar o “SEGURO” e assim vivermos como meros pagadores de conta. Esperando o fim do mês chegar por conta do 5 dia útil, escolhendo oq se pode pagar e não oq se quer comer num restaurante, se contentando com um carro popular, com a conquista da minha casa minha divida, com a SKY na TV de 42” de LED, oiapaisso!! O iludido do trabalhador já se sente gente! Pra obter um aumento de 7% a 10% tem q fazer protesto ou greve em quanto donos da corte votam seus aumentos na casa de 100%, fora os auxilio disso e daquilo que da vontade de rir.
Pesquisas mostram q 8/10 brasileiros gostaria de mudar de trabalho. Por que isso? Pq trabalham onde precisam e não onde gostariam. Não dão o seu melhor, não sentem prazer no que faz, fica esperando a 8hs passar pra explodir de alegria? A sexta-feira par dizer: Oba, hoje é sexta-feira!! Sério q é essa vida que vc queria? Serio que oq sonhava era terminar a vida com uma aposentadoria do INSS? Que oq vai deixar para seus filhos e netos é oq sempre desejou?
As referencias financeira.
Em tudo na vida precisamos de referencias, quem são suas referencias financeiras? Essa pergunta eu adoro, pq geralmente não temos uma referencia financeira. Um modelo de sucesso a ser seguido. Aquele que nos ensinou a ganhar dinheiro. Que nos diz oq é melhor a fazer. E quando temos geralmente são nossos pais. Agora analisa comigo. Quem são seus pais no mundo financeiro? Como eram ou é suas vidas? Veja se foi isso que eles lhe disse: Filho você tem que estudar muito, tirar boas notas, fazer uma boa faculdade e trabalhe numa boa empresa pra ter um bom salário. Esse é o caminho que 60% dos brasileiros seguem. Infelizmente. Porem tem uma coisa que as pessoas precisam entender.
O ser humano não nasce pronto, ele não é um animal irracional que vive por extinto. O formigueiro da era medieval é o mesmo formigueiro que vc ver hoje, idêntico. Pq as formigas não mudam, não pensam, elas apenas formigueiam. Nós não, nós evoluímos e temos que aprender tudo. Infelizmente somos muitos são maus instruídos em muitas coisas, mas aqui vamos falar de trabalhar de forma inteligente, o melhor a se fazer que não lhe foi ensinado.
Escuta essa historinha sobre a evolução do labor.
Houve-se um tempo que quem tinha terra era quem mandava no mundo. Período do feudalismo, muito estudado na escola. Nessa época o Brasil foi repartido em Capitanias Hereditárias? Então, repartido em terras!! Eram essas as pessoas que mandavam no mundo.
Logo após veio a revolução Francesa e com ela o capitalismo com sua maquina de fazer empregados, o industrialismo. Período esse que quem mandava no mundo era quem tinha capital, dinheiro pra montar uma mega indústria.
Porem hoje vivemos uma nova era, a era da informação, das ideias brilhante, geniais. Vc acha que Zuckerberg precisou de quantos dólares pra montar seu império? E o criador do Whats App? Sabe quanto ganha por mês o dono da Chilli Beans? Da Cacau Show? Todos tiveram ideais brilhantes e corangem de tira-las do papel. Essa é a nossa era, quem pensa esta na frente, quem tem coragem de tirar suas ideias do papel se destaca, só que hoje empreender é pra poucos, pq poucos tem coragem de assumir riscos de ir contra a boiada, de pensar fora da caixa, de lidar com nãos e fracassos, com o risco.
Concorda que nossas influencias financeiras em regra são péssimas, pare pra pensar!
O legado dos livros e as minhas referencias financeiras:
Aprendi com os livros oq é melhor pra minha vida e deles tirei minhas referencias e irei lhes apresentar algumas.
Começo citando Flávio Augusto da Silva. Trabalhador, carioca que pegava ônibus e trem lotado assim como eu e vc. Criador do Instituto Geração de Valor, um projeto sem fins lucrativos que me inspira. Projeto que visa incentivar, principalmente, o jovem brasileiro a empreender, a descobrir que tem potencial e que pode ser mais que um bom trabalhador numa boa empresa.
...