Eficiencia e eficaz
Por: jolie21 • 26/10/2016 • Relatório de pesquisa • 514 Palavras (3 Páginas) • 340 Visualizações
1.5 Eficiência e Eficaz
Dentro da administração de uma empresa atualmente podemos dizer que, administrar é fazer acontecer, não só executar tarefas, mas sim em conjunto com outras pessoas executa – las de maneira satisfatória para se obter bons resultados .
A visão administrativa tem que ter alcance de objetivos de maneira eficiente e eficaz possuindo um alto grau satisfatório entre as pessoas que fazem o trabalho e o cliente, utilizando recursos organizacionais obtendo eficiência e eficácia. Este é verdadeiramente o tema central da administração dois critérios existem para um desempenho excepcional: eficiência e eficácia.
Eficiência significa fazer bem e corretamente as coisas (trabalho), relacionar –se com o meios, são recursos utilizados para alcançar os objetivos, é o resultado comparado com os recursos consumidos . A administração pode alcançar um objetivo com mínimos recursos, ou até ultrapassar os objetivos com os mesmos recursos. Medidas de Eficiência (custo de trabalho, utilização de equipamentos, manutenção de máquinas e o retorno do capital investido.
O administrador eficiente é aquele que diariamente opera na sua unidade de trabalho com um custo mínimo de materiais e de trabalho.
Portanto a eficiência é necessária, mas não é o suficiente pois o principal que deve haver é a eficácia, pois através dela se consegue atingir os objetivos e resultados, assim podemos dizer a eficácia relaciona se com os fins e propósitos, este é o grau em que a administração consegue atingir seus objetivos estabelecidos.
O administrador eficaz é aquele cuja unidade de trabalho atinge todos os dias as metas de produção: quantidade e qualidade de resultados.
Porém, não é sempre que a eficiência e a eficácia caminhem juntas e de mãos dadas.
Talvez o administrador é eficiente e extrai o máximo dos recursos disponíveis, porém não é eficaz a não atingir os objetivos esperados é onde acaba morrendo esgotado na praia.
O administrador é eficaz atinge os alvos previamente estabelecidos, só que no meio do caminho queima recursos, isto e ganha a guerra, mas deixa mortos e feridos no caminho devido à sua ineficiência.
O ideal então seria: ser eficiente e eficaz o qual damos o nome de excelência. Executar tarefas técnicas, difíceis e desafiadoras, talvez nem vale a pena, o que importa é verificar se estas tarefas são relevantes para alcançar os objetivos da organização.
Existem pessoas que fazem certos trabalhos com eficiência prodigiosa, mas totalmente inútil para organização.
Precisa-se esforçar bem mais para ser eficaz e assim seu trabalho sera eficiente, para se obter um sucesso administrativo temos que obter simultaneamente eficiência e eficácia na utilização dos recursos organizacionais, isto é a excelência a qual é fundamental. Exemplo: Para se realizar um trabalho eficiente e eficaz como gerente geral numa multinacional deve se fazer as coisas bem feitas, bons produtos, distribuí- los adequadamente no mercado, reduzir custos de produção e distribuição, atingir objetivos organizacionais, volume bom de venda anual, alcançar forte participação no mercado consumidor e finalmente proporcionar
...