Eficiência Da Digestão Na Gravimetria.
Artigos Científicos: Eficiência Da Digestão Na Gravimetria.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1122334456 • 7/5/2013 • 217 Palavras (1 Páginas) • 2.129 Visualizações
A digestão é mais eficiente quando a amostra é deixada em contato com a solução-mãe por um período de tempo mais longo, a menos que essa amostra seja gelatinosa e quanto mais tempo esse é deixado em digestão maior será a probabilidade de absorver ou adsorver impurezas.
A digestão é geralmente, conduzida deixando-se o precipitado em repouso durante 12-24 horas à temperatura ambiente, ou às vezes, aquecendo-se o precipitado durante algum tempo em contato com o líquido do qual ele foi formado (solução-mãe). O objetivo é, naturalmente, obter-se uma precipitação completa na forma que permita a mais rápida filtração. Durante o processo da digestão, ou do envelhecimento dos precipitados, ocorrem pelo menos duas mudanças:
As partículas muito pequenas, cuja solubilidade é maior do que a das grandes tendem, após a precipitação, a passar a solução, vindo no final a ser depositadas sobre as maiores.
A co-precipitação sobre as partículas diminutas é assim eliminada, diminuindo a co-precipitação sobre o precipitado final.
Os cristais rapidamente formados têm, provavelmente, formas irregulares e possuem superfícies relativamente grandes; por digestão, tendem a se tornar mais regulares e também mais densos, resultando, assim, um decréscimo da sua área superficial, com conseqüente diminuição na adsorção. O resultado líquido da digestão é, usualmente, uma redução da extensão da co-precipitação e um aumento da dimensão das partículas, facilitando a filtração.
...