Elaboração do Protocolo
Por: Farmacia Isctem • 12/10/2016 • Monografia • 862 Palavras (4 Páginas) • 1.295 Visualizações
CAPA
A capa do protocolo deve conter o nome da Universidade, Faculdade e Departamento em que se realizará o trabalho ou ao qual o supervisor responsável estiver adstrito, seguido do título do trabalho, nome do estudante, nome do(s) supervisor(es), mês e ano da apresentação do protocolo à Universidade.
1. INTRODUÇÃO
Parte do trabalho que apresenta o estado actual de conhecimentos no campo do trabalho ou investigação e indica o propósito da realização do trabalho. Neste capítulo, deve estar bem clara, com base no que se recolhe na bibliografia, a necessidade da realização do trabalho.
Deve ser consultada bibliografia relevante e actualizada.
2. JUSTIFICAÇÃO
Porque fazer o trabalho? Necessidade para o país.
3. OBJECTIVOS
Neste capítulo enumeram-se, duma forma clara, directa e precisa, os principais objectivos do trabalho. Os objectivos devem ser apresentados em frases curtas e não devem conter suposições.
4. MATERIAL E MÉTODOS/ACTIVIDADES A REALIZAR
Este capítulo proporciona aos restantes investigadores a informação sobre os materiais e as técnicas a serem usadas para a execução do trabalho. Deve estar descrita a metodologia a ser aplicada para que se alcancem os objectivos previamente mencionados. Em teoria, as experiências podem ser reproduzidas com a informação dada nesta secção.
Materiais: indicar a procedência, quantidade e todos os materiais que serão utilizados ao longo do trabalho. Deve informar, de forma clara, os animais a serem utilizados na experiência (proveniência, idade, sexo, e outras características importantes), os microorganismos (bactérias, vírus, parasitas, etc.), fármacos (proveniência, dose, composição, forma farmacêutica, etc.), meios, soros, equipamento, etc., identificando-os correctamente.
Métodos: apresentação cronológica de acordo com a previsão de sua utilização no trabalho. No caso de métodos já publicados, estes devem ser devidamente citados, sendo neste caso importante a descrição detalhada das modificações realizadas.
Deve também estar descrito, com detalhe, o desenho experimental e os métodos estatísticos a serem usados para a análise dos dados.
No caso de trabalhos de culminação de estudos em forma de estágio, este capítulo deve descrever as actividades a serem desenvolvidas durante o estágio.
Deve ser feita menção de que durante o estágio o estudante desenvolverá um caso estudo que pode ser decidido antes do inicio do estagio ou no decurso deste. Se a decisão for feita antes do início do estagio deve estar descrita a metodologia a seguir conforme indicado acima.
5. CALENDÁRIO DE ACTIVIDADES OU CRONOGRAMA DE ACTIVIDADES
O calendário de actividades deve ser apresentado em forma de tabela, indicando cronologicamente as principais fases/actividades em que elas serão executadas.
6. ORÇAMENTO
O orçamento deve ser apresentado em forma de tabela com a estimativa do custo dos materiais a serem adquiridos, consumíveis de escritório e de laboratório, viagens, etc. Devem estar indicadas as fontes de financiamento.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Todas as citações apresentadas no texto, devem ser apresentadas numa lista bibliográfica no fim do protocolo. O estudante deve verificar cuidadosamente se o nome dos autores, bem como as datas, são apresentadas duma forma correcta.
No texto apresenta-se primeiro o apelido do autor (sem iniciais dos restantes nomes), seguido do ano de publicação do trabalho. Se forem mais de dois autores apresenta-se o nome do primeiro autor seguido da expressão et al. (em itálico).
Exemplos:
Se for um autor: Harun (1990)
Se forem dois autores: Neves e Serrano (2000)
Se forem mais de dois autores: Correia et al. (2001).
No texto podem ser adoptadas às seguintes formas:
1. Cardoso et al. (2001) observaram........
2. .......num trabalho realizado por Neves et al. (2001).
...