Empirismo
Por: bete270475 • 10/9/2015 • Dissertação • 306 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
Eudes Batista Azevedo RA 1307428
Lizabete Lima Ferreira RA 1307421
POLO
IPIRANGA
2014
O texto afirma que, após a Revolução Industrial, “o crescimento acelerado e desorganizado das empresas gerou uma gradativa complexidade em sua administração e exigiu uma abordagem científica e mais apurada que substituísse o empirismo e a improvisação até então dominantes”. Procure, se necessário, outras referências sobre como funcionavam as indústrias antes da Administração Científica e da Teoria Clássica para responder à seguinte pergunta:
Qual o sentido prático, no trecho destacado, de “empirismo e improvisação”?
RESPOSTA:
Antes da Revolução industrial as cidades eram simples e pequenas com uma minoria populacional, com a Revolução Industrial as cidades cresceram graças a migração dos camponeses que saíram do campo para cidade em busca de trabalho nas grandes industrias, as oficinas com seus artesãos foram substituídas por fabricas que trabalhavam para produzir em grande escala, obtendo assim maios lucro em um tempo bem menor.
O responsáveis das empresas passaram a ser autoritários e os funcionários passaram a trabalhar como maquinas, havendo então, um crescimento desordenado e eles passaram a se preocupara apenas em evitar desperdício e economizar a mão – de – obra.
Não havia um planejamento de como agir em cada situação, tudo era resolvido tomando com base as experiências que ocorriam nas organizações naquela época. Foi então que Taylor e Fayol, dois engenheiros, criaram a a administração científica e a teoria clássica para que enfim se pudesse organizar melhor a industria criando cargos e funções, realizar treinamentos e criar normas a serem seguidas.
Essas organizações passar a fazer com que o funcionário e responsáveis passassem a pensar mais na hora de resolver qualquer problema, evitando assim o retorno a situação de antes de empirismo e improvisação.
Nenhuma organização sobrevive na base do empirismo e improvisação, todas necessitam de divisão de tarefas, controle e planejamento para a eficiência da organização.
...