Empreendedorismo
Por: Jansen100 • 7/4/2015 • Dissertação • 776 Palavras (4 Páginas) • 122 Visualizações
Sumário
- Introdução 3
- Desenvolvimento 4
- Considerações Finais 6
- Bibliografia 7
- Introdução
Planejar significa definir os objetivos e escolher o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando e como e em qualquer sequência. ( PLT 302 PÁG.138).
Diante destas informações obtemos os seguintes planejamentos: Estratégico, o qual é planejado em longo prazo e abrange a empresa como um todo. O Tático que possui um menor cursor de tempo e abrange determinados setores dentro da organização e o Operacional que se preocupa com o que fazer e como fazer no nível em que as tarefas são executadas.
A partir destes planejamentos temos a Organização da ação empresarial, no qual iremos tratar neste trabalho.
- Desenvolvimento
Pode-se notar que diante de um Planejamento e um plano de ação a organização é algo imprescindível.
Quando falamos de organização, nos referimos ao ato de estruturar, dividir tarefas e integrar os recursos organizacionais, sem esta etapa torna-se difícil o planejamento e os resultados saírem como desejados.
Nos dias atuais as empresas estão em busca de profissionais que atuam nesta área de forma eficaz, pois com os avanços empresarias torna-se cada vez mais necessário que seja adotado metodologias dinâmicas e de baixo custo para a organização. Não apenas as empresas como também os próprios clientes buscam no mercado melhor qualidade e serviço para serem atendidos.
No planejamento Estratégico seguimos algumas etapas, como: Planejar, Controlar, Direcionar e Organizar e a função da organização é justamento fazer com que todos estes quesitos seja viável e realizados com sucesso.
Temos dois significados para a palavra organização:
1 - Organização como uma entidade
2 – Organização como uma função administrativa de organizar.
Estaremos usando a organização como uma função administrativa, onde torna-se uma atividade básica da administração afim de agrupar pessoas e estruturar recursos organizacionais para atingir objetivos.
A função de organizar abrange quatro componentes:
- Tarefas
- Pessoas
- Órgãos
- Relações
Falaremos um pouco de cada uma delas.
No dicionário definimos como TAREFA “ Qualidade ou porção de trabalho, que se deve realizar em determinado tempo” na organização podemos defini-la como uma processo de divisão de trabalho que provoca a especialização de atividades e de funções. Estas funções são divididas em tarefas.
PESSOAS: Cada pessoa ocupa um cargo na organização. São rigidamente escolhidas por suas habilidades, experiências e aptidões para cada função.
ÓRGÃOS: São divisões para cada tipo de tarefa. Temos os órgãos de linha e staff. Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear ou seja, sem nenhum tipo de rodeios na tomada de decisão. Já os órgãos de staff prestam acessória e serviços especializados para a organização.
Este tipo organizacional possui características marcantes como autoridade única, separação entre executivos e assessores, coexistência entre as linhas formais de comunicação com as linhas diretas de comunicação.
A única desvantagem neste estilo é a possibilidade de conflitos entre os órgãos de linha e staff pois o de staff procura sempre impor suas ideias, como sendo algo obrigatório dentro da organização.
...