Empreendedorismo
Por: amany lopes motta • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.356 Palavras (10 Páginas) • 153 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
Sumário
Empreendedorismo......................................................................Pg. 3
Planejamento Estratégico............................................................Pg. 5
Matriz SWOT..................................................................................Pg. 7
Sistema de informação.................................................................Pg. 9
Direito Empresarial.......................................................................Pg. 11
Referências...................................................................................Pg. 13
Empreendedorismo
Quem deseja se tornar um empreendedor deve antes de qualquer coisa se informar sobre a atividade que pretende desenvolver, ou seja, buscar informações.
Os empreendedores buscam informações antes de iniciar a atividade e tomar decisões, para isso tem que ser observador e curioso, questionar sobre o produto que vai trabalhar com os consumidores e como fazer para ser melhor que o concorrente.
Essa busca de informação é a base para tomar decisões concretas, sólidas e duradouras.
Através dessas informações o empreendedor pode buscar as oportunidades de negócio no mercado. Ele vai estar preparado para romper paradigmas, não ter medo do desconhecido e usar toda sua criatividade e capacidade para tomar decisões arriscadas.
E arriscar é ter coragem de ousar. Ousar mas sempre calculando os riscos, para não colocar tudo a perder. Avaliando ganhos e perdas. Analisam detalhadamente cada alternativa, usando os recursos de forma lógica e racional para escolher a solução mais adequada.
Também tem que atender as expectativas dos clientes, oferecendo produtos de qualidade e tendo uma eficiência superior a concorrência.
Por isso ele precisa estar comprometido com o que propõe aos clientes. O empreendedor faz as coisas acontecerem, se promete sabe que tem que cumprir.
O empreendedor precisa ser persistente e ter auto-confiança. É estar sempre entusiasmado com seu negócio, buscando formas diferentes de atingir seus objetivos, mantendo sempre a confiança de ultrapassar os obstáculos de forma incansável.
E para que suas metas sejam atingidas, tem que saber em que direção que está indo. Ter senso de organização.
Definir objetivos, tomar decisões, estar bem informado e analisar situações tornam o empreendedor em um líder. O que facilita transformar decisões simples em negócios efetivos.
Para tornar os negócios efetivos tem que haver planejamento. Isso auxilia a empresa a atingir metas e objetivos, evitando perda de tempo, trabalho e dinheiro.
É importante identifica as pessoas que compõe a equipe, ter um bom time de funcionários.
E por último ter um orçamento e planejamento empresarial, calcular situações a programar.
E a partir do resultado atingido, os empreendedores vão adquirindo auto-confiança e independência. É diante do resultado que o empreendedor vai ganhando força e capacidade ao ver bons resultados.
Exemplo de três empreendedores de sucesso:
Alexandre Costa, fundador da Cacau Show.
Aos 14 anos começou vendendo chocolate do fornecedor de porta em porta.
Ele trabalhava com um produto que já tinha habilidade, ou seja, tinha informações necessárias para iniciar o negócio.
Abriu uma loja em um ponto comercial aos 17 anos, mostrando ser determinado e persistente.
Em Pouco tempo a empresa começou a gerar bons retornos financeiros, com um bom planejamento de negócios, conseguiu expandir vendendo seus produtos por catálogos e abrir franquias.
Guilherme Paulus, Fundador da CVC.
Guilherme Paulus trabalhou na empresa de turismo “Casa Faro Turismo”. Nesse trabalho ele obteve informações e conhecimentos sobre o mercado de turismo.
Isso deu a segurança necessária para ele aceitar a oferta de entrar como sócio em uma agencia de turismo, a CVC.
O outro sócio abriu mão de sua parte, devido a problemas pessoais. Mas a empresa estava endividada.
Após calcular os riscos e definir metas, Guilherme resolveu usar seus contatos corporativos para oferecer viagens. Seu diferencial era interagir com os clientes e aumentar os roteiros.
Hoje é presidente de conselho da CVC e dono de 13 hotéis.
Planejamento estratégico
O planejamento estratégico analisa a empresa por vários ângulos. Serve para direcionar e monitorar suas ações.
As estratégias utilizadas são geralmente reunidas e descritas em um plano estratégico a partir de uma análise de cenários e a elaboração de uma matriz que identificam ameaças e oportunidades, sob os pontos de vista interno e externo à organização.
Para isso é preciso identificar:
- Qual à missão da empresa: A missão deve explicitar seu negócio, mostrar o que a empresa se propõe a fazer e para quem. Ela deve ser clara e objetiva, para que todos os colaboradores possam ter conhecimento e assumir um compromisso com a empresa. Porém o colaborador não precisa concordar com tudo, deve entrar num consenso empresa e empregado, para ambos seguirem na mesma direção.
- Qual à visão da empresa: A visão da empresa mostra o futuro do negócio, aonde ele quer chegar. Implica uma auto-avaliação da situação atual, identifica os valores do negócio, estabelece objetivos estratégicos e como a empresa será quando atingir essa visão. Ela reflete o sonho do fundador, por isso deve ser clara para que todos na organização entendam sua importância.
...