Empreendedorismo
Por: gruger • 9/8/2015 • Relatório de pesquisa • 424 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
Relatório ou Resumo de Atividade Complementar
Nome: Rosali Gruger | RA: 9518131354 |
E-mail: rose_gruger@hotmail.com | Data: 11/062015 |
Curso: Administração | Série: Segundo Semestre |
RESUMO REFERENTE À OFICINA DE EMPREENDEDORISMO
Atualmente o empreendedorismo se tornou um componente valorizado no mercado de trabalho, empreender está associado a risco e inovação, isto é algo novo, mas vai muito alem disso, é transformar, gerar valor, fazer acontecer, por isso as habilidades empreendedoras são tão importantes, dentre elas estão o saber decidir, fazer diferença, ser visionário, planejar, habilidade em formar e conduzir equipe, identificar e explorar oportunidades. Existe o empreendedor empresário, corporativo ou intraempreendedor e o social.
É necessário saber diferenciar uma ideia de uma oportunidade, para que o empreendedor não invista tempo e dinheiro em algo que não pode gerar os resultados esperados, a criatividade também é um diferencial assim como a capacitação constante e a informação, após identificar uma oportunidade empreendedora sendo ela viável e lucrativa a próxima etapa é a elaboração de um plano para guiar as ações gerenciais e que mostre claramente onde a empresa está, onde pretende chegar e como irá fazer. Resumindo precisa de um plano de negócios onde tenha informações sobre produto, serviço com o qual a empresa trabalha, estratégias, marketing, finanças, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para o negócio, sendo que o plano de negócios deve estar sempre atualizado para poder orientar as ações da empresa.
Muitas empresas tem sucesso e desfrutam do esforço e dificuldade que enfrentaram inicialmente, outras desistem por falta de estímulo, de dinheiro ou pela falta de experiência na gestão da micro e pequena empresa no Brasil que envolve principalmente conhecimentos financeiros e fiscais, e a empolgação de ser dono do seu próprio negócio faz com que muitos empreendedores iniciem suas empresas sem traçar um planejamento estratégico. É preciso que o pequeno empreendedor busque conhecimentos, aprendizado constante para poder tomar decisões certas, além de tudo isso é necessário que o empreendedor analise as opções do formato jurídico que a empresa assumirá, individual, individual de responsabilidade limitada, sociedades, sociedades por quotas de responsabilidade limitada, sociedade em nome coletivo, além das franquias.
A definição da missão e visão da micro e pequena empresa bem como a análise dos ambientes internos e externos da organização, tornam-se fatores condicionantes para obtenção de sucesso no atual ambiente competitivo em que a empresa está inserida.
Breve crítica: o empreendedorismo virou uma necessidade sem limites, questão de sobrevivência para as pequenas empresas.
Contribuições: o texto nos mostra a importância da busca pela inovação, manter-se informado, em constante crescimento e aprendizado, sempre analisando e mantendo seu foco bem claro.
...