Empreendedorismo
Por: lucasfs1 • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.201 Palavras (9 Páginas) • 199 Visualizações
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS – FMU[pic 1]
LUCAS FERNANDES
NATHIE FERREIRA
THABATA BAKEROLOV
WAGNER ANDRADE
CRISE ECONOMICA
COMO AS EMPRESAS ESTÃO LIDANDO COM A CRISE QUE SE INSTAURA?
SÃO PAULO / SP
2015
LUCAS FERNANDES
NATHIE FERREIRA
THABATA BAKEROLOV
WAGNER ANDRADE
CRISE ECONOMICA
COMO AS EMPRESAS ESTÃO LIDANDO COM A CRISE QUE SE INSTAURA?
Artigo apresentado à disciplina de Gestão de Pessoas, ministrada pela professora Angela Rizzo, para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Administração, Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
SÃO PAULO / SP
2015
RESUMO[pic 2]
[pic 3]
SUMÁRIO[pic 4]
1- INTRODUÇÃO
2- OBJETIVO
3- METODOLOGIA
4- DESENVOLVIMENTO
4.1 O QUE É INCLUSÃO SOCIAL
4.2 A ESQUIZOFRENIA
4.3 SINTOMAS
4.4 TIPOS DE ESQUIZOFRENIA
5- ANALISE E DISCUSSÕES
6- CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FICHAMENTOS
- INTRODUÇÃO
Mesmo o governo não confirmando a proeminente crise econômica, muitas empresas começaram a sentir seus efeitos no fechamento de suas contas e estão tomando algumas atitudes para se precaverem.
Será apresentado ao longo deste trabalho pesquisa sobre a história econômica do Brasil, a situação atual da economia e das grandes empresas instaladas no país, os planos de precaução e as medidas tomadas para se firmarem e não quebrarem.
- OBJETIVO
Defender o tema através de pesquisar para conhecer os efeitos, as precauções e os anseios em meio a crise que está chegando.
- METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa exploratória, desenvolvida segundo uma abordagem qualitativa, para defendermos e argumentarmos nossa opinião sobre o tema. Durante a elaboração deste trabalho contamos com entrevistas, artigos e reportagens disponíveis na internet, além de embasamentos em livros didáticos.
- DESENVOLVIMENTO
4.1 O QUE É ECONOMIA
Economia é uma ciência que estuda como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens de valor e como esses valores são distribuídos entre seus indivíduos. É utilizada muitas vezes para fazer uma análise da produção, distribuição e consumo desses bens ou serviços, e também da atividade econômica em um país ou sociedade.
4.2 HISTÓRIA ECOMONICA DO BRASIL
4.3 O QUE É CRISE ECONOMICA
4.4 AS PRINCIPAIS CRISES ECONOMICAS NO BRASIL
O Brasil já passou por diversas crises em sua história econômica, começando a sua independência com uma crise. Apesar de a palavra “Crise” trazer uma carga negativa, fazendo-se pensar em desempregos, queda da economia interna, entre outras situações, ela também pode trazer mudanças, evolução e inovações, como podemos ver abaixo:
Crise de 1929 – A queda na bolsa de Nova York levou a uma crise econômica diversos países. No Brasil, ela teve consequências pois derrubou a exportação de café aos países que estavam em crise. Diversos fazendeiros tiveram problemas devido a queda nas vendas do produto. Mesmo com a crise, o presidente Vargas decidiu investir no desenvolvimento da indústria, dando inicio a Industrialização Brasileira.
Crise de 1979 – Devido a uma série de empréstimos tomados no governo de Ernesto Geisel, o Brasil tinha uma dívida com os Estados Unidos. Esta dívida teve um aumento significativo 1979, quando o governo norte-americano elevou as taxas de juros. Nessa mesma época a inflação. As altas dívidas externas somadas a hiperinflação que se instalava deu inicio a maior crise econômica que que o Brasil teve. Esta crise se estendeu por toda a década de 80 e só teve fim em 1994, com a criação do Plano Real.
Crise de 1999 – Iniciou-se com a vulnerabilidade da economia devido ao aumento dos juros e a privatização de várias empresas públicas. Em 1999, com os efeitos das crises asiática e russa, o Banco Central promoveu uma grande desvalorização do real, provocando a quebra de bancos e a estagnação econômica. O problema só foi revertido em 2004, com o inicio de um processo de fortalecimento do mercado interno.
- ANALISE E DISCUSSÕES
Infelizmente, o sucesso presente de uma empresa não garante o seu sucesso futuro. Isso significa que, mesmo que a sua empresa tenha liquidez e esteja crescendo, ela não está a salvo de uma crise.
Seja esta crise um problema financeiro interno, por falta de pagamento de clientes, ou um problema global, como uma crise financeira que vira e mexe abala a economia de países e empresas, um administrador precisa saber o que fazer nesse cenário.
Como podemos ver, nem sempre a gestão da empresa é responsável pelos problemas e desafios que ela enfrenta.
Na crise de 2008, por exemplo, enquanto alguns segmentos não foram afetados, outros tiveram uma forte queda de desempenho: principalmente aquelas empresas que vendem diretamente para a indústria.
...