Empreendedorismo e Inovação
Por: estudadorrrr • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.454 Palavras (6 Páginas) • 131 Visualizações
Modulo 2 - Anotações Empreendedoras
Encontro 1
No primeiro encontro desse segundo modulo aprendemos as características e diferenciais de uma pessoal com espírito empreendedor, bem como a importância de sempre está surgindo ideias novas.
Porque as ideias são sempre bem recebidas à qualquer momento?
Para essas pessoas à qualquer momento uma oportunidade aparece e essa é a hora de agir e até mesmo adquirir novos conhecimentos com o fracasso, por isso ao apostar em uma idéia deve-se ter em mente se tal idéia trará beneficios para alguém, se é uma necessidade real do mercado que irá superar as espectativas.
Existem alguns métodos para analisar e perceber se nossa idéia é produtiva e vantajosa, sendo elas: Motivação, conhecimentos e habilidades, necessidades e expectativas de mercado, recursos disponíveis e parcerias possíveis, bem como oportunidades de mercado.
- Motivação: O que me agrada ou o que me da prazer em fazer.
- Conhecimentos e habilidades: Quais são meus pontos fortes.
- Necessidades e espectativas de mercado: O que o mercado precisa ou o que está em falta.
- Recursos disponíves e parcerias possíveis: Quais as possíveis fontes de recurso.
- Oportunidades de mercado: O que eu percebo como oportunidades.
Aprendemos também a diferenciar uma idéia maluca de uma genial, para conseguir destinguir cada uma, devemos analisar a idéia segundos dois critérios: Impacto e viabilidade, na prática elas funcionam das seguintes maneiras.
- Vencedoras: São as que tem alto impacto e alta viabilidade.
- Corretas: Fáceis de executar, mas que não terão alto impacto.
- Nocivas: Baixo impacto e Baixa viabilidade.
- Malucas: Apresentam baixa viabilidade, mas teriam alto impácto.
O empreendedor precisa estar atento ao dinamismo do mercado em que atua, e se apossar de informações para benefícios de todos. Alguns desses conhecimentos são:
- Mercado consumidor: Pessoas ou empresas que buscam bens e serviços.
- Mercado Fornecedor: Pessoas ou empresas que vendem bens e serviços.
- Mercado concorrente: Pessaoas ou empresas que buscam vender bens e serviços para clientes que já possuem fornecedores.
Pessoas com esse perfil também precisam diariamente fazer uma análise minuciosa do ambiente interno e externo.
- Ambiente interno: Ambiente interno da atividade desenvolvida, controladas pelo empreendedor. Exemplo: Gestão, pessoas, organizaçao, etc.
- Ambiente externo: Acontecem alheios à vontade do empreendedor e precisam de estratégias de convivência. Exemplo: Fornecedores, legislação, sustentabilidade, etc.
Entretanto, somente as características anteriormente citadadas não são suficientes. Apesar de tudo, a competitividade é de suma importância para qualquer empreendedor, porque ele precisa explorar de forma estratégica a estrutura e os padrões da concorrencia, e assim, ofecerer ao mercado consumidor algo superior que os demais já oferecem.
Encontro 2
Neste encontro tivemos conhecimento do quanto os empreendedores são importantes para a sociedade, não só por impulsionar o crescimento, mas utilizando de seu conhecimento negociativo para atingir seus objetivos e obter benefícios.
Toda negociação para ser bem sucedida, com bons resultados, precisa ser boa para ambos e superar as espectativas, mas para isso podemos seguir alguns critérios. Por exemplo: Percepção, emoção e comunicação.
Quando estamos seguro de nossos objetivos, necessitamos identificar qual a necessidade e o limite da outra pessoa, e quando estamos a par dessas informações, a negociação pode fluir naturalmente e chegar a um resultado plausível.
Falando a respeito do quesito boa postura e comunicação, existem alguns comportamentos que devem ser respeitados. Se preparar anteriormente para manter a fluência e a segurança ao falar é um deles. Bem como, ser claro e objetivo, evitar roer unhas, não demonstrar emoção e andar sem rumo, e o aspecto principal - manter uma linguagem apropriada aos interlocutores.
Entretanto, somente as características anteriormente citadadas não são suficientes. Apesar de tudo, a competitividade é de suma importância para qualquer empreendedor, porque ele precisa explorar de forma estratégica a estrutura e os padrões da concorrencia, e assim, ofecerer ao mercado consumidor algo superior que os demais.
Encontro 3
No encontro três paramos de falar de outras pessoas e passamos a analisar nós mesmos, como nós queremos alcançar o mercado e que direção devemos tomar. O que iremos proporcionar de novo e inovador para o mercado. Porém, antes de partir para a ação, conhecemos alguns conceitos.
- Inovação: Implementação de um produto novo ou significativamente melhorado.
- Inovação de produto: Melhoramentos em componentes e materiais, facilidade de uso, etc.
- Inovação de Marketing: Mudanças significativas na concepção do produto ou em suas embalagens.
- Inovação de processo: Método de produção significativamente melhorado.
- Inovação organizacional: Melhoramento nas práticas de negócios da empresa, na organização ou em relações externas.
A empresa também necessita de cooperação, um empreendedor isolado na sua empresa não consegue muitos resultados, este necessita da cooperação do mercado fornecedor e competidor. Porque para ganhar o mercado ele precisa cooperar para competir, agindo dessa forma ele consegue reduzir os custos, divulgar a marca e aumentar a lucratividade. A seguir, são apresentadas algumas possibilidades da cooperação.
- Combinar competências.
- Exercer uma pressão maior no mercado
- Oferecer produtos de qualidade superior diversificada.
Talvez a sustentabilidade seja um fator que está atraindo muito o mercado consumidor, empresas com esse perfil implementam produtos de forma responsável e o clientes reconhecem que isso é de grande valia para o meio ambiente. Todavia, não estamos falando apenas de sustentabilidade ambiental, uma boa empresa deve-se atentar para os seguintes tipos de sustentabilidade.
...