Endomarketing no BNB
Por: Soraya Guimarães • 19/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.864 Palavras (12 Páginas) • 391 Visualizações
MARKETING BANCÁRIO – AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO BANCO DO NORDESTE
Bianca Silva Tenório
Caio Magno Almeida da Silva
José Martins da Silva Neto
Sara Luana Martins
Soraya de Oliveira Guimarães
Estágio Supervisionado II – Prof. Hermano de Carvalho
Resumo
O presente estudo foi realizado com o objetivo de avaliar as atividades de endomarketing (ou marketing interno) praticadas no Banco do Nordeste do Brasil, identificando de que forma essas atividades são percebidas pelos funcionários. Inicialmente realizou-se um levantamento bibliográfico sobre endomarketing e, posteriormente, a análise de questionários aplicados junto aos funcionários de duas agências do Banco do Nordeste do Brasil, localizadas na cidade de Fortaleza, Ceará. O questionário procurou dimensionar o grau de satisfação dos funcionários em relação às políticas de reconhecimento e valorização dos recursos humanos ofertadas pelo banco. Através da interpretação das respostas dadas pelos funcionários, procurou-se dimensionar a satisfação e a motivação dos mesmos dentro do ambiente de trabalho.
Palavras-chave: Estratégias de Marketing. Endomarketing. Marketing Bancário. Banco do Nordeste.
Abstract
The present study was made to evaluate the activities of endomarketing (internal marketing) practiced in Banco do Nordeste do Brasil (Northeast Bank of Brazil), identifying how these activities are perceived by employees. Initially there was a literature review on endomarketing, and later the analysis of questionnaires given to employees of two branches of Banco do Nordeste, located in Fortaleza, Ceará. The questionnaire sought to measure the satisfaction degree of the employee regarding the policies of recognition and appreciation of the human resources offered by the bank. Through the interpretation of the answers given by the employees, one tried to scale the same satisfaction and motivation within the workplace.
Keywords: Marketing Strategies. Endomarketing. Banking Marketing. Northeast Bank of Brazil.
Introdução
A sobrevivência e o crescimento das organizações estão diretamente relacionados ao seu esforço para atingir e manter uma vantagem competitiva no ambiente em que atuam, ofertando ao mercado algo que supere os concorrentes. É necessário criar estratégias inovadoras e eficazes que auxiliem no cumprimento das metas da empresa.
As organizações modernas estão cada vez mais atentas às necessidades de seus clientes, não só os externos, mas os seus colaboradores, seus clientes internos. Para tanto, é preciso conhecer e estudar ferramentas do chamado “endomarketing”.
Muitas empresas, devido a esse aumento da necessidade para motivar seus funcionários, acabam utilizando certas ferramentas, não necessariamente de forma eficaz, para atingir esse fim. O Banco do Nordeste do Brasil é uma delas.
Com isso, o presente trabalho visa mostrar o grau de satisfação dos funcionários Banco do Nordeste em relação às ferramentas utilizadas de endomarketing.
Através de uma pesquisa com os próprios funcionários do Banco do Nordeste, o objetivo deste estudo é verificar questões como satisfação e a motivação deles dentro de seu ambiente de trabalho, podendo assim analisar se a instituição está de fato atendendo as necessidades de seus clientes internos.
Primeiramente, serão apresentados alguns dos conceitos do endomarketing, bem como algumas estratégias e ferramentas mostradas pelos teóricos do assunto. Posteriormente, serão apresentados os dados obtidos da pesquisa feita através de um questionário, no qual foram envolvidos em suas perguntas itens como endomarketing, motivação, treinamento e cultura organizacional.
Por último, serão analisados os dados obtidos, confrontando-se à teoria, mostrando assim a eficácia das ferramentas utilizadas pelo Banco no atingimento de seus objetivos, sendo o maior deles a satisfação de seus funcionários.
1. Referencial Teórico
1.1 Endomarketing
O endomarketing, comumente conhecido como “marketing interno”, é um ramo do marketing direcionado aos clientes internos de uma organização, ou seja, seus funcionários. Quando estes clientes estão satisfeitos, os clientes externos conseguem perceber isso, e até mesmo o tratamento para com eles é feito de forma diferente.
Conforme conceituado por Bekin (BEKIN, 1995, apud BOHNENBERGER; PINHEIRO, 2002, p.3), o endomarketing representa “ações de marketing voltadas para o público interno da empresa a fim de promover, entre seus funcionários e os departamentos, valores destinados a servir o cliente”.
Assim, é possível aumentar a motivação dos funcionários de uma empresa através da utilização dessas ferramentas, com a finalidade de melhorar os serviços prestados a seus clientes.
Além disso, essa empresa deve, ao implantar estratégias de marketing de forma geral, observar suas características internas, a conhecida análise SWOT, na qual são analisados seus pontos fortes e fracos. Segundo Bekin (BEKIN, 1995 apud ALVES, 2002, p. 2), “antes de se implantar [o marketing externo] é preciso avaliar os pontos fortes e fracos da estrutura organizacional a fim de se conhecer o contexto”.
Para avaliar os pontos fortes e fracos de uma empresa, com relação ao seu público interno, é necessário atentar para a comunicação interna, a motivação dos funcionários e a forma de liderança de uma empresa.
Segundo Alves (2002; p. 2), é necessário, ao se implantar o endomarketing em uma organização, observar tanto o nível de comprometimento e de envolvimento de seus funcionários, quanto ao ambiente comunicativo em que se encontram.
Com relação à motivação em si, os funcionários precisam sentir que fazem a diferença na organização, seja com o trabalho que executam ou com as melhorias intelectuais que podem realizar.
...