Ensino de Empreendedorismo
Ensaio: Ensino de Empreendedorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bianca_picceli • 10/2/2015 • Ensaio • 1.262 Palavras (6 Páginas) • 276 Visualizações
“O ensino do empreendedorismo durante a formação de um novo profissional tem sido considerado pelos especialistas como vital para o seu sucesso, principalmente se ele for egresso das escolas ditas de massa. Estas instituições concebem seu projeto pedagógico baseado em novos paradigmas educacionais e no desenvolvimento das competências para o trabalho, considerando todas as peculiaridades e incertezas da sociedade do século XXI.
O empreendedorismo transforma-se, assim, na inusitada revolução social que deverá ocorrer no século XXI, comparável aos efeitos da revolução industrial ocorrida no século passado. Esta transformação surgiu há vinte anos nos Estados Unidos, visando estimular a criação de empresas de sucesso, bem como procurando diminuir os riscos inerentes aos processos de inovação.” http://www.capitalsemente.com.br/artigo/16/O+ empreendedorismo+e+a+inovacao+tecnologica em 15.02.20011, 16:02.
Nos mercados atuais, marcados por um alto dinamismo, consumos diferenciados, oferta de produtos e serviços com alto grau de especialização, pode-se dizer que as inovações, decorrentes das novas tecnologias e conhecimentos, aliadas aos recursos das telecomunicações e da informática, causam impactos significativos nas estruturas sociais, modifica:
a.
O modo de produção, circulação, distribuição, consumo, nichos de mercado e investimentos.
b.
O desenvolvimento de produto, consumo, serviços, nichos de mercado e investimentos;
c.
Os modos de se produzir, circular, distribuir e consumir bens, serviços e idéias;
d.
Os modos de produção, circulação, desenvolvimento de produto, nichos de mercado, consumo e serviços;
e.
Os modos de produção, distribuição, circulação de investimentos e conhecimento;
0,25 pontos
PERGUNTA 2
“Apesar de todas as dificuldades históricas, o Brasil conseguiu construir um sistema de ciência e tecnologia consistente, liderado por mais de 60 mil pesquisadores que representam a maior e mais qualificada comunidade científica da América Latina. Por outro lado, as consequências econômicas e sociais do sistema ainda são muito limitadas, considerando a dimensão econômica e geográfica do país. (...) O Brasil tem aproximadamente 3% da população mundial e um PIB que chega a quase 2% do PIB mundial, mas os valores não se repetem na inovação tecnológica. "Enquanto os pesquisadores brasileiros são responsáveis por 1,7% das publicações científicas no mundo, as patentes depositadas aqui somam apenas 0,2% dos depósitos mundiais" – Ex-Ministro Sergio Rezende, da Ciência e Tecnologia, que participou da conferência "A política nacional de ciência, tecnologia e inovação", em Florianópolis, na 58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2006.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010177060720 – Acessado em: 01.02..2011, 22:45.
Dentre os nichos tecnológicos passíveis de terem recursos aplicados para o desenvolvimento de tecnologia voltada à inovação; qual a alternativa que NÃO é a correta:
a.
Petróleo e Gás;
b.
Meio Ambiente;
c.
Energia;
d.
Mecânica;
e.
Eletrônica.
0,25 pontos
PERGUNTA 3
“O processo de absorção das novas tecnologias da informação na sociedade brasileira tem sido marcado pelo 'baixo dinamismo tecnológico', como pode ser verificado pelo 'descolamento' entre os subsistemas tecno-econômico e o marco socioinstitucional. Em artigo publicado, Oliveira (Folha, 18/08/01) comenta sobre a condição sine qua non que se configura no contexto atual: países como Brasil e Argentina só terão chances de competir na economia do século XXI se lograrem aumentar a competitividade de forma genuína, sem depender de mudanças artificiais na taxa de câmbio, isto é, inovarem em suas práticas produtivas. Tal condição - ainda segundo o autor - tem sido prejudicada pela falta de articulação entre Universidade - marco socioinstitucional - e empresa - subsistema tecno-econômico - apontando para uma parte desse quadro no qual pode-se observar que - especificamente no caso do Brasil - dentre 72 países classificados de acordo com o Índice de Desempenho Tecnológico (IDT) criado pelo Programa das Nações Unidas (PNUD) e publicado no Relatório de Desenvolvimento Humano de 2001, o Brasil ocupa o 43º lugar, exemplifica o economista.” –Dra. Márcia Lopes Reis,UNB,2001.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-45222001000200004&script=sci_arttext
Levando-se em consideração algumas das principais questões que contribuem para um melhor entendimento do processo de inovação, responda V para verdadeiro e F para falso.
( ) o reconhecimento de que inovação e o conhecimento se apresentam cada vez mais visivelmente como elementos marginais da dinâmica e do crescimento de nações, regiões, setores, organizações e instituições;
( ) a compreensão de que a inovação constitui-se em processo de busca e aprendizado, dependente de interações, socialmente determinado, fortemente influenciado por formatos institucionais e organizacionais específicos;
( ) a ideia de que não há como existirem marcantes diferenças de aprendizado entre os envolvidos nos diferentes processos de inovação;
( ) o entendimento de que existem importantes diferenças entre sistemas de inovação de países, regiões, setores, organizações, etc. em função de cada contexto social, político e institucional específico.
Das afirmações acima podemos dizer que:
a.
V,F,F,V
b.
V,F,V,F
...