Entrevista sobre Gerenciamento Logístico e suas Particularidades
Por: Rúbio Ângelo de Brito • 20/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.460 Palavras (6 Páginas) • 294 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Rubio Angelo de Brito
Entrevista sobre Gerenciamento Logístico e suas Particularidades
Desenvolver a visão sistêmica no Processo de Gerenciamento Logístico em uma
determinada empresa
[pic 4]
Paulista - PE
2017
RUBIO ÂNGELO DE BRITO
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de: Metodologia Cientifica; Armazenagem e Movimentação de Materiais; Estratégia e Planejamento Logístico; Planejamento, programação e Controle da Produção
Orientadores:
Prof. Reinaldo Benedito Nishikawa
Alessandra Petrechi
Marcio Ronald Sella
Alfredo Ribeiro Almeida
Adriano Rosa
[pic 5]
Paulista - PE
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ................................................................................................................. 4
2 DESENVOLVIMENTO .................................................................................................... 5
2.1. ESTRATÉGIA E PLANEJ AMENTO LOGÍS TICO. .................................................. 5
2.2. ARM AZEN AGEM E MOVIMENTAÇ ÃO DE MATERIAIS .................................. 6
2.3 PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇ ÃO E CONTROLE DA PRODUÇ ÃO .............. 7
3 CONCLUSÃO ................................................................................................................... 8
4 REFERÊNCIAS ................................................................................................................ 9
1 Introdução
O texto que se segue é um desenvolvimento analítico de uma empresa pesquisada que atua no ramo alimentício chamada D’Angelo Salgados Distribuidora. Empresa que iniciou atividades em meados de 2015.
Sendo ainda uma microempresa, mas com visão de Grande, ela se compromete com o cliente, buscando sempre aperfeiçoar seus métodos de trabalho, agregando a qualidade na produção e transporte já que na armazenagem ela tem uma certa deficiência de espaço necessitando de uso de ferramentas para que seja maior a velocidade no rodizio do estoque.
Neste desenvolvimento também poderemos observar que esta empresa apesar de suas deficiências tem vários pontos positivos em contrapartida. Mas que com certa dificuldade financeira, pois ela possui dois anos de atuação, e ainda está se estruturando, aos poucos tenta evoluir de acordo com suas limitações usando de ferramentas modernas na produção, na venda e na segurança do transporte.
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1. ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO LOGÍSTICO
A empresa sempre procura oferecer um preço bastante competitivo usando de embalagens padronizadas que facilitam a organização e manuseio tornando o possesso de entrega ao cliente o mais rápido possível, uma vez que se trata de cargas frágeis e perecíveis. Apesar de dessa dificuldade a empresa consegue um bom feedback do cliente devido o sucesso em atender a necessidade do cliente quando se refere ao seu prazo.
A D’Angelo Salgados Distribuidora está ganhando mercado apesar das dificuldades do mercado atual, mas com sua competência está vencendo todas.
Atuando apenas na cidade de Recife-PE e região metropolitana desde 2015, atendendo o mercado de Buffets para festas e mercados diversos.
Devido essa “pequena” área de abrangência ainda consegue com certa tranquilidade entregar a mercadoria em perfeitas condições ao cliente no determinado prazo que é estipulado pelo mesmo. Tudo também graças ao planejamento logístico executado pela empresa visando um alto nível de serviço ao cliente, a agilidade e a eficiência, manuseio da mercadoria a expedição e transportes que por sua vez causando um grande impacto na lucratividade, no fluxo do caixa, trazendo crescimento empresa.
Atuando de forma integrada na região metropolitana de Recife procura sempre executar as viagens de forma bem eficiente fazendo com que seja atendido o máximo de clientes por viagem evitando voltas desnecessárias e atrasos devido ao transito.
Seguindo o planejamento logístico, diariamente o dono faz a programação diária de sua microempresa levantando os pedidos por ordem de chegada e verificando matéria prima para fabricação de seus produtos, faz a programação da produção pelo tipo de produto e pela prioridade quanto ao prazo, faz levantamento da rota procurando tornar mais eficiente o e rápido a entrega de forma evitar atrasos.
Usando de sistemas de gestão a empresa gera notas fiscais para seus produtos para uma tranquilidade em relação a legalidade dos serviços e a utilização de documentos como os da ANVISA (Autorização de Funcionamento de Empresas (AFE), Certificação de Boas Práticas de Fabricação, Distribuição e/ou Armazenagem, Certificação de Venda Livre e outros) para garantia do melhor serviço.
Utilizando-se de transporte terrestre com veículos do tipo VUC (Veiculo Urbano de Carga), categoria de caminhões semi-leves e leves que são aptos para entregas urbanas nas regiões centrais das cidades. Com dimensões menores que os veículos normais, podem estacionar mais fácil nas ruas e também possuem permissões especiais que outros caminhões não têm.
Utilizando de indicadores a empresa sempre procura melhorar seus serviços, visando sempre o Lead Time (tempo entre o momento do pedido do cliente até a chegada do produto no mesmo) para com isso fidelizar a relação com o cliente e conquistar novos, pois a visão da empresa é sempre alcançar um maior ganho financeiro.
2.2. ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE MATERI AIS
A D’Angelo Salgados Distribuidora, possui um espaço limitado, uma vez que se trata ainda de uma microempresa, estando instalada em uma casa, possui espaços limitados. E usando de algumas ferramentas de organização ela ainda consegue suprir sua demanda.
...