Estado, Governo e Mercado
Por: fbaby02 • 17/12/2018 • Trabalho acadêmico • 502 Palavras (3 Páginas) • 124 Visualizações
Estado, Governo e Mercado
Atividade I
Questão I - Explique como é possível observar a relação entre Estado, Governo e Mercado, no contexto contemporâneo.
No pensamento político contemporâneo há duas matrizes principais que procuram explicam essas relações. A liberal, que tem raízes no pensamento dos filósofos iluministas, do século XVII, e dos economistas da escola clássica, do século XVIII; em que o liberalismo se estrutura em oposição ao poder absoluto exercido pelas monarquias hereditárias da Europa, que invocavam o direito divino como fonte da sua legitimidade. Ea marxista, que se inspira no pensamento do filósofo alemão Karl Marx, que foi o mais contundente crítico do pensamento político, filosófico e econômico vigente à sua época; onde o marxismo se estrutura como crítica e alternativa à sociedade burguesa e à ordem liberal vigentes no século XIX.
Questão II- Em linhas gerais, como se constituiu a teoria Marxista?
Marx, inspirado pela dialética hegeliana, iria fazer tanto crítica do idealismo no pensamento de Hegel quanto da economia política inglesa, dessa forma dialogandocom ambas as correntes de pensamento, que até então eram apartadas uma da outra; fazendo com que a dinâmica das sociedades voltasse a ser compreendida e analisada a partir das relações estabelecidas entre seus grupos sociais concretos, não mais a partir de indivíduos abstratos.
Questão III - Como se explica, a luz da teoria Marxista, a categoria (ou o conceito) Trabalho?
Para a teoria marxista, a garantia da preponderância da classe dominante sobre a classe dominada era a principal razão do surgimento e manutenção do Estado.
A lógica dos capitalistas seria sempre extrair mais mais-valia(conceito criado por Karl Marx para caracterizar a exploração do proletariado) dos seus trabalhadores, assim acumulando capital para reinvestir na produção e aumentando constantemente a sua riqueza.Mais-valia, na sua concepção original, era estabelecido como a diferença entre o valor dos produtos que os trabalhadores produzem e o valor pago à força de trabalho vendida aos capitalistas.
Questão IV- Em quais ideias principais se baseia o liberalismo?
Os elementos fundamentais no pensamento dos liberalistas eram de que a vida em sociedade não é o ambiente natural do homem, e sim um artifício fundado em umcontrato;o contrato social que origina a sociedade civil foi precedido por um estado de guerra (exceto para Locke) e um estado de natureza, nas quais as relações humanas eram regidas pelo Direito Natural; o Direito Natural se constitui como a única base legítima do Direito Civil; e que somente por meio da razão seria possível conhecer os direitos naturais, para que com base neles, se estabelecesse os fundamentos de uma ordem política legítima.
Questão V- Qual a principal função do Estado e como este deve ser,de acordo com o liberalismo?
No pensamento liberal, todos os indivíduos são iguais por natureza e igualmente portadores de direitos naturais, em que os mesmos não podem de forma alguma abdicar dos direitos à liberdade e à propriedade.
O Estado, na visão liberalista, tem a função de dar segurança e proteção dos bens e da vida de cada um. Para eles, o poder do Estado deve ser sempre limitado pelos direitos naturais.
...