Estado governo e mercado
Por: gracielehfer • 18/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.002 Palavras (5 Páginas) • 180 Visualizações
Prova Escrita - GABARITO
ESTADO, GOVERNO E MERCADO
Data: 25 de abril de 2014
Aluno(a): ______________________________________Polo / Turma:
ATENÇÃO! A prova é individual. A avaliação será pontuada de zero a dez. Para a realização da prova NÃO será permitido consultar a Bibliografia básica, abaixo. COELHO, Ricardo Correia. Estado, governo e mercado. 2ª ed. reimp. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC/CAPES/UAB, 2012. BRASIL. “Plano Diretor da Reforma do Estado”. Elaborado pelo Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado. Brasília, novembro de 1995. P. 1-68. BRESSER PEREIRA, l. C. Do estado patrimonial ao gerencial. In: In PINHEIRO, W. (orgs.), Brasil: Um Século de Transformações. São Paulo: Cia. das Letras, 2001. p. 1-31. |
1) (2,0 ponto) – “[...] No fim do século XIX a sociedade e a economia capitalistas passaram por profundas transformações que obrigaram tanto os pensadores marxistas quanto os liberais a reverem alguns dos seus prognósticos e paradigmas.” (COELHO, 2012, p.50). Com base na afirmação do autor, analise os itens abaixo e em seguida marque a alternativa que corresponda a questão correta.
I- No plano político, a mudança mais importante foi a democratização da sociedades liberais, com a adoção do sufrágio universal masculino. Contrariando à expectativa de todos, os quais acreditavam que o governo da maioria e a economia de mercado fossem incompatíveis.
II- A experiência do século XX iria mostrar que a democracia e capitalismo poderiam muito bem convier numa mesma sociedade.
III- No plano econômico, a virada do século levou uma restruturação e reorganização da produção. A segunda Revolução Industrial produziu mudanças na composição da força de trabalho que acompanhou o desenvolvimento das sociedades por ações que modificaram o padrão de organização e gestão empresarial, assim como a inter-relação das empresas no mercado.
Marque a alternativa que corresponda a questão correta.
a) I, II estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) I, II e III estão corretas.
d) I, III estão corretas.
e) nenhuma das alternativas estão corretas.
2) (2,0 ponto) – Descreva o Estado de Bem-Estar Social, considerando o contexto em que surgiu e as políticas públicas adotadas.
Sobre o contexto, seria importante que os alunos indicassem a crise do Estado Liberal ou pelo pelos a crise de 1929. Sobre as características, devem apontar pelo menos duas: intervenção do Estado (seja por meio de políticas Keynesiana de investimento produtivo, seja por meio de políticas sociais); criação de empresas públicas, direitos sociais e trabalhistas, pleno emprego, anos dourados do capitalismo, relação com o fordismo, crescimento econômico, criação de déficit público, negação das teorias neoclássicas, etc.
3) (1,0 ponto) – Analise as afirmações abaixo e marque verdadeiro (V) ou falso (F) para cada uma delas.
(V) Para o referencial teórico-metodológico marxista, o capitalismo é um modo de produção fundamentado na extração de mais-valia: diferença entre o valor dos produtos que os trabalhadores produzem e o valor pago à força de trabalho.
(F) De acordo com a teoria liberal, capital é uma relação social produtiva, enquanto que para a teoria marxista capital significa o conjunto de bens e propriedades.
(F) Para os fundadores do liberalismo o Estado deveria intervir fortemente no capitalismo.
(V) Uma das diferenças fundamentais entre o liberalismo e o marxismo diz respeito à concepção de homem. Enquanto que para a matriz liberal a homem tem uma natureza a priori, para o marxismo o homem é um ser histórico, logo, em construção.
4) (2,0 ponto) – Descreve duas grandes reformas administrativas do Estado brasileiro e suas principais implicações no que diz respeito ao processo de centralização e descentralização administrativa.
Praticamente existiram 4 reformas administrativas profundas no Brasil:
1) a reforma burocrática, com Getúlio Vargas, que tinha o objetivo de modernizar a administração pública por meio de mecanismo formais, impessoais, racionais e legais. Este reforma, cujo corolário foi a criação da Dasp (Departamento Administrativo do Serviço Público), tinha a preocupação de negar as práticas patrimonialistas. Foi uma reforma que centralizou a administração pública.
2) a reforma autoritária/descentralizadora do período militar, instrumentalizada pelo Decreto-lei 200/67, que institui a administração indireta. Essa reforma tenha como fundamento a descentralização administrativa
...