Estoque de Segurança
Por: jpsaraujo • 8/6/2018 • Trabalho acadêmico • 325 Palavras (2 Páginas) • 221 Visualizações
Estoque de segurança
Os estoques de segurança existem devido as indefinições da demanda e do lead time (tempo de espera) de entrega. De acordo com Ballou (2001), se a demanda fosse determinística e a reposição fosse instantânea, não haveria a necessidade desse tipo de estoque.
Com isso o cálculo do estoque de segurança é feito mediante do tempo de reposição, compreendido como sendo o intervalo entre a necessidade de reposição até a chegada do produto a empresa. Esse tempo é repartido desde a emissão do pedido, preparação do pedido e transporte.
De acordo com Pozo (2002), o cálculo do tempo de reposição é o resultado da soma do: tempo para elaborar e confirmar o pedido junto ao fornecedor; tempo que o fornecedor leva para processar e entregar o pedido; e o tempo para processar e liberar o pedido na fábrica.
O gráfico representado na figura X mostra o estoque máximo que vai reduzindo ao longo do tempo até a região de reposição. É quando a requisição do pedido é feita. Diante de as duas indefinições inerentes ao processo, sendo estas o nível da procura e o lead time, com isso o ES (Estoque de segurança) é determinado de acordo com a relação de dados do nível de serviço ao cliente, das medias, do desvio padrão e do lead time.
[pic 1]
Figura X – Estoque de segurança
Fonte : Martins (2009, p 245).
COLOCAR CALCULO DE ES
O estoque de segurança é dimendionado para absorver incertezas do processo logístico, permitindo que a empresa atenda ao nível de serviço desejado pelo mercado (Ballou, 2001) e não provocar transtornos aos clientes por falta de produto.
Segundo Martins e Laugeni (2009, p 262),
Os estoques de segurança diminuem os riscos de não atendimento das solicitações dos clientes externos e interno. No caso de lote padrão, esse risco passa a ocorrer após a emissão do pedido de compras (quando se atinge ponto de pedido). No modelo de intervalo padrão corre-se o risco durante todo o intervalo de pedidos.
...