Estrutura das Organizações
Por: Keys • 6/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.854 Palavras (12 Páginas) • 129 Visualizações
1O GRUPO
Dércio Cristino Correia Juma Maico Jaime
Esmeralda Marta Salvador Lúcia Manuel Sacur
Fauzia Francisco Renato Luís
Germana Jaime
Tema: Estrutura das Organizações
Universidade pedagógica
Gurué, Março de 2018
1o Grupo
Dércio Cristino Correia Juma Maico Jaime
Esmeralda Marta Salvador Lúcia Manuel Sacur
Fausia Francisco Renato Luís
Germana Jaime
Tema: Estrutura das Organizações
[pic 1]
Universidade pedagógica
Gurué, Março de 2018
Índice
Introdução 4
Estrutura das organizações 5
Organograma 6
Estrutura Formal 7
Estrutura Informal 8
Estrutura das organizações com ênfase na Educação em Moçambique 9
A Estrutura Organizacional de uma Escola 10
Fluxos Organizacionais 11
COMPONENTES BÁSICOS DO FUNCIONAMENTO DE UMA ORGANIZAÇÃO 12
Descrição da Estrutura 13
Configurações Organizacionais 14
Conclusão 15
Referência bibliográfica 16
Introdução
A organização escolar tem ao longo das últimas décadas, sofrido alterações muito significativas no que concerne à sua estrutura. Tomando como referência as funcionalidades de uma escola, contempla-se como objectivo centrar-se no seu tipo de estrutura, tendo em conta a organização estrutural e o enquadramento teórico em que se insere a sua concessão.
Tendo em conta que as estruturas das organizações escolares não estáticas, principalmente porque nestas se gere essencialmente pessoas, o que obriga uma abordagem mais complexa.
Maximiano, Henry Mintzberg e outros autores servem de modelo no que consiste ao estudo das diferentes estruturas, dinâmicas e configurações e tendo por base os seus estudos será, neste trabalho, mais fácil compreender o funcionamento das organizações escolares, especificamente no âmbito estrutural.
Estrutura das organizações
- São sistemas de responsabilidades, autoridade e linhas de comunicação, que define a maneira como se integram as partes de uma organização.
Organograma
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6][pic 7][pic 8]
[pic 9][pic 10]
[pic 11][pic 12]
[pic 13]
[pic 14][pic 15]
[pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20]
[pic 21][pic 22]
[pic 23][pic 24]
Com organograma acima citado, preceitua-se a definição das organizações no âmbito generalizado da sua constituição primordial.
Organização é um conjunto de relações sociais e estáveis, deliberadamente criadas com a explícita intenção de alcançar objectivos ou propósitos previamente determinados.
De um modo global, qualquer Organização é um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente mas de forma coordenada e controlada, actuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objectivo pré-determinado através da afectação eficaz de diversos meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções de planear, organizar, liderar e controlar, Segundo (NUNES, 2005).
Porem para a funcionalidade das organizações, destacam-se os elementos pertinentes das mesmas: Objectivos, recursos, Divisão de Trabalho e Processos de Transformação.
Objectivos: as Organizações são grupos sociais deliberadamente orientados para a realização de objectivos ou finalidades, que podem ser classificados em duas categorias principais: Produtos e Serviços. Isto é, quanto mais alto o grau de realização dos objectivos, a organização tornar-se eficaz.
Recursos: são as pessoas, o dinheiro empregado nas organizações, o tempo, o espaço
e recursos materiais, como instalações, máquinas, móveis e equipamentos. Nestes destacam-se as pessoas como o principal recurso que as organizações utilizam para realizar seus objectivos. Porem, Quanto mais alto for o grau de produtividade na utilização dos recursos, a organização torna-se mais eficiente à sua actuação. Isto é, usar menor quantidade de recursos para produzir mais.
...