Estrutura organizacional
Tese: Estrutura organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laurianemorais • 16/11/2014 • Tese • 1.939 Palavras (8 Páginas) • 316 Visualizações
TAREFA
A atividade colaborativa consiste na criação de um site de uma empresa fictícia que atua no setor automobilístico, fornecendo peças para fábricas. Mais especificamente, essa empresa fabrica para-choques para automóveis.
Esse site deverá conter os nomes dos integrantes do grupo, como autores e responsáveis pelas informações e atualizações.
Resumo de todas as etapas das atividades anteriores
Atividade aula-tema 02
Criar o site para empresa que deve conter os nomes dos integrantes do grupo, identificando a unidade em que respectivamente estudam.
Atividade aula-tema 03
Definir a estrutura organizacional, e o modelo de negócio da empresa, e disponibilizar no site criado.
EstruturaOrganizacional
Segue abaixo organograma da nossa organização.
Nosso Negócio
Fabricação e comercialização de Para Choques para automóveis nacionais e importados, fornecendo para as principais montadoras do mercado Nacional e Internacional.
Nosso processo de produção utiliza as mais modernas máquinas e tecnologia existentes no mercado
Atividade aula-tema 04 – Cadeia de Valores
Para uma organização sobreviver em um cenário cada vez mais competitivo, é imprescindível que ela busque, constantemente, as melhores maneiras para tornar seus produtos mais atraentes aos olhos de seus consumidores. Uma das ferramentas que possibilitam essa vantagem é o modelo de cadeia de valores.
Uma Cadeia de Valor representa o conjunto interligado de todas as atividades ou tarefas executadas pela organização para projetar, produzir, comercializar, distribuir e dar suporte aos produtos. Isso significa que a análise da cadeia de valores inclui tanto as atividades ligadas diretamente à criação do produto ou a venda, denominadas atividades primárias, quanto àquelas que estão por trás da produção, as chamadas atividades de apoio, como a área de Tecnologia da Informação (TI).
A análise da cadeia de valor tem como objetivos rever as práticas e as estratégias utilizadas pela organização, avaliar a rentabilidade das operações e promover a evolução do desempenho dos processos na organização. Nessesentido, podemos perceber a grande importância da TI, uma vez que, sem as ferramentas disponibilizadas pela área, não seria possível obtermos resultados concretos sobre a empresa.
A área de TI, em termos de hierarquia ou cadeia de valor, pode ser estruturada da seguinte maneira:
1. Infraestrutura física, elétrica, etc;
2. Rede;
3. Servidores;
4. Banco de dados;
5. Grandes sistemas como ERP, CRM, etc;
6. Gestão de TI.
Partindo da infraestrutura física, cada nível agrega mais valor para a área de TI. Deficiências em qualquer uma dessas camadas comprometem o desempenho da organização como um todo, sendo que os níveis mais elevadas (sistemas e gestão) possuem relação direta com o planejamento estratégico.
Por essa razão, investimentos na área de TI são essenciais e seus resultados refletem em: melhoria da qualidade, rapidez, acessibilidade, abrangência e integração das informações; melhoria da gestão operacional; redução de custo; vantagem competitiva; melhoria no relacionamento com clientes e fornecedores; melhoria nos serviços de entrega; valorização da organização, entre outros.
A cadeia de valor, assim como toda área de uma organização, deve ser monitorada através de indicadores que mostrem sua evolução durante o ano. Essa prática é fundamental para conhecer ainda mais a fundo seu processo e analisar seus pontos fortes e fracos, assim como identificar oportunidades e ameaças no mercado.Atividade aula-tema 05 – Segurança para o acesso as informações
A Política de segurança da informação, na empresa CONECTA PARA CHOQUES, aplica-se a todos os funcionários, prestadores de serviços, incluindo trabalhos executados externamente ou por terceiros, que utilizem o ambiente de processamento da Companhia. Todo e qualquer usuário dos recursos da CONECTA PARA CHOQUES tem a responsabilidade de proteger a segurança e a integridade das informações e dos equipamentos de informática:
Item1: Objetivos da Política de Segurança da Informação
Garantir a disponibilidade, integridade, confidencialidade, legalidade e autenticidade da informação necessária para a realização do negócio da CONECTA PARA CHOQUES.
Item 2: Missão do setor de Tecnologia da Informação
Garantir a disponibilidade, integridade, confidencialidade, legalidade e autenticidade da informação necessária para a realização do negócio da CONECTA PARA CHOQUES.
Ser o gestor do processo de segurança e proteger as informações da organização, catalisando, coordenando e desenvolvendo ações para esta finalidade.
Item 3: Autonomia do setor de Tecnologia da Informação
O departamento de TI possui total autonomia para atuar sobre os equipamentos da empresa, sem prévio aviso, no que se refere a realização de auditoria local ; definição de perfis de usuários cujos privilégios não permitam a realização de atividades tidas como prejudiciais ao hardware e softwareou à rede como um todo; a instalação e configuração de softwares de monitoramento; desinstalação de quaisquer softwares considerados prejudiciais à rede; credenciamento e descredenciamento de usuários.
Item 4: É dever de todos os usuários
Considerar a informação como sendo um bem da organização, um dos recursos críticos para a realização do negócio e que deve sempre ser tratada profissionalmente.
Item 5: Diretrizes quanto a utilização da internet
A internet deve ser utilizada para fins corporativos, o enriquecimento intelectual de seus colaboradores ou como ferramenta para busca de informações que venham contribuir para o desenvolvimento de seus trabalhos.
O uso para fins pessoais,
...