Estudar a mídia e usar a administração na comunidade
Relatório de pesquisa: Estudar a mídia e usar a administração na comunidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eletricafoda • 2/6/2014 • Relatório de pesquisa • 1.755 Palavras (8 Páginas) • 176 Visualizações
Dentre as varias áreas de estudo que se conhece, divididas em área da humanas, das exatas, da tecnologia, área que envolve relação com a sociedade enfim, as varias áreas de estudo do homem encontramos um ramo que acopla um pouco de cada área. Esse tipo de estudo que engloba os mais variados temas e estudos se chama Administração. A administração não se restringe apenas a área econômica, ou como muitos que de forma ignorante acham que se lida apenas com dinheiro, desconhece o real significado de administrar. Administrar significa cuidar, organizar, analisar, significa procurar de uma forma simples como sair de situações extremas.
Sabe-se que o ato de administrar esta presente em tudo e todos, isto é as pessoas já nascem com a forma de administração, já com a sabedoria de como organizar tudo que o rodeia. Isso se chama administração, que vai de coisas simples como organizar seu quarto, até exemplos complexos como a administração de uma grande multinacional.
Neste presente trabalho, será estudado o principalmente os meios e a forma de utilização da administração na sociedade, citando como a comunicação necessita da administração, além disso será abordado as escolas e os principais precursores da idéia de administração.
2. Desenvolvimento
Para que conceito de administração se tornasse conhecida e utilizada por muitos atualmente, foi preciso teorias e vários estudos, sendo assim surgiu varias escolas com conceitos diferentes. Dentre varias que existem será citado apenas quatro escolas: Escola da administração cientifica, Escola da administração gráfica, Escola Neoclássica e Escola da Burocracia.
• ESCOLA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Administração Científica ou Taylorismo é o modelo de administração desenvolvido por Frederick Winslow Taylor (1856-1915) e seus seguidores que transformaram a administração da eficiência em um corpo de conhecimentos com vida própria utilizando um modelo de observação de baixo para cima e das partes para o todo. Esse movimento visualizava o homem econômico que é motivado por recompensas salariais, econômicas e materiais. Os estudos realizados por Taylor englobam a divisão do trabalho, desenho de cargos e tarefas, incentivos salariais, estudo da fadiga humana, condições de trabalho e padronização.
Os princípios da Administração Científica tinham por finalidade resolver os problemas das relações entre os operários, como resultado, as relações humanas dentro da organização eram transformadas, dessa forma, os operários não discutiam as ordens que lhes eram dadas, seguiam as instruções e faziam o que eram mandados. Nessa escola, Henri Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company,utilizou na íntegra, os princípios da produção em massa, que é a fabricação de produtos não diferenciados em grande quantidade: criou a linha de Montagem móvel; Produção em massa;Especialização do trabalhador; Padronização das peças; Dia de trabalho de 8hs; Duplicou o valor do salário, mas, a rigidez desse modelo foi a causa de seu declínio.
• ESCOLA DA ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA
A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. O atraso da divulgação das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios básicos, que devem ser seguidos para que a administração seja eficaz: Divisão do trabalho; Autoridade e responsabilidade; Disciplina; Unidade de Comando e Direção; Interesse geral; Remuneração do pessoal; Centralização; Cadeia escalar; Ordem; Equidade; Estabilidade do pessoal; Iniciativa e Espírito de equipe.
• ESCOLA NEOCLÁSSICA
A Escola Neoclássica é o nome dado as várias teorias que surgiram nos anos 50 e propõe uma retomada das abordagens Clássica e Científica, eliminando os exageros e distorções de ambas e resumindo-as com conceitos importantes oferecidos pelas demais teorias. A Teoria tem como referência Peter Drucker, William Newman, Ernest Dale,Ralph Davis, Louis Allen e George Terry. Ela surgiu devido o crescimento exagerado das organizações e uma das respostas que procurou dar foi a respeito do dilema centralização versus descentralização, bem como as suas vantagens e desvantagens. Dentre os principais conceitos abordados por essa teoria, destacam-se: a ênfase na prática da administração; reafirmação relativa das proposições clássicas; ênfase nos princípios gerais de gestão; ênfase nos objetivos e resultados e, sobretudo, o ecletismo aberto e receptivo e enfatizam as funções administrativas. O ponto fundamental da Teoria Neoclássica é o de ser a Administração uma técnica social básica. Isto leva à necessidade de o administrador conhecer, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, também os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro das organizações.
• ESCOLA DA BUROCRACIA
A Burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, ou seja, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos e tem ênfase na estrutura. Max Weber (1864-1920) foi o criador desse movimento. Para ele, as organizações formais devem se basear por leis, estas por sua vez são designadas para defender os interesses dos cidadãos. Algumas pessoas podem ser nomeadas como autoridades que têm o direito de emitir ordens e zelar pelo cumprimento da lei.
A autoridade pode ser baseada em carisma, tradição e autoridade. As organizações burocráticas ou formais compõem o tipo ideal de burocracia, e apresentam as características de formalidade, impessoalidade e profissionalismo. Além dessas características, a burocracia apresenta: caráter legal das normas e regulamento, caráter formal das comunicações, caráter racional e divisão do trabalho, hierarquia da autoridade, rotinas e procedimentos padronizados, competência técnica e meritocracia, especialização da administração e completa previsibilidade do funcionamento.
No ramo
...