Estudo de Caso de Harvard: Intermountain Health Care
Por: barroscamilla • 3/11/2018 • Resenha • 1.577 Palavras (7 Páginas) • 666 Visualizações
O autor ao iniciar o texto aborda de uma forma geral sobre a competitividade na atualidade e o trabalho em equipe. Aponta que o trabalho em equipe economiza tempo na execução de uma tarefa, sendo assim, gera resultados mais rápidos e eficazes. Observa-se que quando a atividade é complexa requer um nível mais alto de habilidades da equipe e maior envolvimento entre os participantes para atingir o resultado satisfatório. No texto é citado pesquisas a respeito de que o trabalho em equipe combina diversos saberes e especializações gerando melhores resultados do que o trabalho individual. No entanto, percebe-se que muitas vezes essas equipes são ineficazes por não existir uma gestão de equipe satisfatória.
Em sua grande maioria, as equipes se reúnem para solucionar um problema, o que significa tomar decisões. O sucesso da equipe se dá pela maneira na qual solucionam os problemas.
Existem 4 etapas para ajudar na tomada de decisão:
1 – Identificar e explorar o problema: Muitas equipes só conhecem os sintomas dos problemas e não se antecipam a ele. É importante definir prazo para a solução e também o grau de importância desse problema.
2 – Gerar soluções: Os membros devem se sentir confortável em expressar suas idéias sem medo de repressão.
3 – Aperfeiçoar e criticar as soluções: Depois das idéias expostas a equipe precisa criar uma solução para o problema. O cenário ideal seria um comum acordo mas nem sempre isso é possível. Sendo assim, deve se equilibrar o consenso, satisfação e o desempenho da equipe. No momento deve-se evitar conflitos.
4 – Implementar a solução: Após fazer com que cada membro da equipe sinta que sua opinião foi ouvida e analisada durante o processo, as equipes devem definir as etapas e estratégias que cada indivíduo deverá realizar para a implementação da solução.
Participação
É um dos aspectos mais fáceis de se observar. Os que falam mais, os que tem mais conhecimento sobre determinado assunto, pessoas com posição social mais alta, os que se importam mais com alguma questão em especial são os mais motivados a participar.
O desequilíbrio na participação pode gerar efeitos negativos, pesquisas mostram que idéias expostas com maior frequência tendem a ser aceita pela equipe independente da qualidade.
Os membros do grupo podem e devem agir como “árbitro”, garantindo que todos os membros que desejam contribuir o faça.
Influência
É normal que algumas pessoas sejam mais influentes do que a outra, mas isso não significa que o grupo seja ineficaz. O desequilíbrio de influencia é mais perigoso quando os membros mais influentes são aqueles que possuem cargos maiores ao invés daqueles que possuem mais conhecimento. Esses pontos podem ser observados através da reação dos outros membros. Uma pessoa influente faz com que os outros a escutem e não a questione.
Uma maneira de intervenção é dizer que a opinião de certas pessoas estão dominando a discussão
Conflito
Uma forma de manter a equipe produtiva é a capacidade dela em passar por conflitos construtivos e pelo desgaste criativo. Os membros têm que aceitar as diferenças individuais e saber aproveitar o talento de cada pessoa.
Uma discussão honesta resultam em decisões fortes e mais criativas.
Conflitos conhecidos como interpessoal pode atrapalhar a ineficácia equipe e gerar tensão entre os membros.
Em contrapartida, outros grupos sofrem com a falta de conflitos. Eles deixam de expressar suas ideias, criticas, preocupações e também não criticam mais as propostas de forma rigorosa.
“Equipes eficazes buscam conflitos de tarefa e ao mesmo tempo minimizam conflitos afetivos”. Uma das vantagens de se trabalhar em equipe é a diversidade de opiniões e pontos de vista. Se conflitos forem problema para a equipe é provável que nem todos os pontos de vista sejam ouvidos. E também é provável que os membros não se sintam confortáveis em apontar inconsistência no processo.
Equipes com alto nível de conflito afetivo é mais difícil de descobrir e em muitos casos exige observar o comportamento não verbal.
Quando o nível de conflito começa a prejudicar a comunicação, é hora de suspender as discussões e analisar o processo para resolver os conflitos.
Desenvolvimento da equipe
Pesquisam mostram que equipes passam por fases ao longo de seu amadurecimento. Não existe uma maneira correta de se trabalhar em equipe. Existem três desafios que as equipes devem passar:
Começar – As primeiras reuniões são importantes para definir normas e padrões. É importante o preparo prévio para construir uma base sólida entre a equipe.
Acredita-se que o tamanho ideal para equipe solucionar problemas é de 10 à 5 membros. Quanto maior a equipe mais difícil de controlar e mantê-los comprometido. É um número ideal para promover dialogo e debates relevantes.
Pesquisas mostram que muitos trabalhadores poderiam aprender mais em treinamento sobre como trabalhar em equipe de forma eficaz. Em certos casos esse tipo de conhecimento pode ser passado através de um membro mais experiente.
As pessoas tendem a escolher equipes com membros que possuem os mesmos padrões que elas e quando se cria ao contrário, os membros têm dificuldades em trabalhar juntos. Equipes com comportamento cognitivo diferentes encaram decisões de forma diferente, o que pode tornar mais vantajoso devido a variedade e a criatividade na tomada de decisão da equipe.
Algumas equipes já nascem com um líder nomeado, outras, trabalham sem nenhuma liderança formal. Pesquisam mostram que equipes geridas sem nenhum líder têm desempenho inferior ao daquelas que têm líder.
Realização do trabalho – Definindo metas: Talvez seja a coisa mais importante que uma equipe pode fazer. Propósito e meta são coisas diferentes. O propósito é como se fosse um objetivo maior e a meta é a maneira, definida pela equipe, de como alcançar o objetivo.
Desenvolvendo um método de trabalho: A equipe precisa definir a estratégia para alcanças os objetivos, e também alcançar pequenas vitórias ao longo do caminho. Deve-se definir papéis e responsabilidades de forma justa entre os membros.
...