TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso RH

Por:   •  30/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        ..

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4

3 DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL ...........................................................5

4 PLANEJAMENTO DE CARREIRAS.......................................................................7

5 CONCLUSÃO ........................................................................................................8

REFERÊNCIAS        09



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresentar um Estudo de Caso sobre  a trajetória da empresa CARTONA: Uma empresa que guarda emoções, que trata-se de uma empresa familiar, fundada na década de 20 e que passou por um processo de sucessão familiar, encontrando-se ja no comando da terceira geração da família Monegaglia.

A Cartona conta com duas fabricas, uma em Caçapava (SP) e a outra em Manaus (AM), trabalhando inicialmente com capas para cartões de formaturas, casamentos e álbuns com cantoneiras, aquecendo o mercado de produtos fotográficos, produzindo novos produtos para os consumidores, tornando-se, há 79 anos, líder do mercado, contando com uma equipe de 100 vendedores e outros 93 colaboradores de outras áreas.

A partir da década 50 os fotógrafos profissionais, em sua grande maioria da colônia japonesa, começaram a migrar para o varejo dando origem aos ”fotinhos” e com isso geraram demanda para álbuns amadores, o que fez com que a empresa iniciasse um processo de expansão.

Durante a década de 70, a Cartona lança no Brasil os álbuns de folhas autocolantes com mesmo conceito dos álbuns de cantoneira, armazenar fotos de qualquer tamanho.

Ao final da década de 80, com o advento dos Minilabs (máquinas de revelação em 1 hora) cria-se um padrão de tamanho para as fotografias (10 X15 cm) e mais uma vez a CARTONA sai na frente e lança no Brasil os álbuns de encaixe (pocket). Consolida definitivamente sua posição de Líder de Mercado no seguimento álbuns, que permanecerá até os dias atuais.

Até o início da década de 90, todo o setor industrial no Brasil tinha seu foco principal na área de produção, pois não existia concorrência externa e os consumidores não tinham muitas opções na escolha de um produto ou serviço.

Este cenário mudou após a abertura promovida pelo então presidente Fernando Collor de Mello, e a partir daí as empresas brasileiras foram obrigadas a mudar o modo de trabalho.

 Em 2010, com a experiência de mais de 80 e a expansão da importação a Cartona se lança aos serviços gráficos, refletindo a qualidade e tradição de mais de 80 anos para novos mercados e capitais.


  1. DESENVOLVIMENTO

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E EMPREGABILIDADE

A Cartona conseguiu acompanhar todas as mudanças que ocorreram e se modernizou, graças à visão estratégica de seus dirigentes, passando a ser uma empresa orientada ao cliente e não orientada à produção. Em vez de ficar olhando só para dentro, para a produção, começaram a avaliar o que o cliente queria, trocando o espelho pela janela. Nesse momento em que houve mudança de foco, a cartona que tinha visão para área industrial, passou a investir, em desenvolvimento de produtos e distribuição. Começaram a colocar foco no que o cliente queria, produzindo ou trazendo produtos da China e do Canadá.

A postura adotada por eles junto aos colaboradores, após o falecimento do pai,  foi de humildade, procurando valorizar e ouvir os colaboradores mais experientes,  permitindo que eles participassem das escolhas objetivas.

Os valores familiares foram de extrema importância para a continuidade dos  trabalhos da empresa, pois basearem-se na união, na humildade e no respeito, que foram cultivados pelos pais  dos atuais diretores da Cartona.

A estratégia de gestão que os Monegaglia utilizou na empresa foi a reengenharia, reformulando o seu modo de fazer negócios, com isso se produz com eficiência os processos empresariais, fazendo com que a satisfação dos clientes, a lucratividade e o faturamento seja crescente.

Na condição de Consultor de Gestão de Pessoas da Empresa CARTONA definiria sua Missão como “Proporcionar emoções aos clientes e colaboradores.” Já a Visão pode ser definida como “ Ser referência pelos produtos que oferece, sendo reconhecida pela excelência dos processos de gestão e pelos valores humanos que pratica. Como valores poderíamos elencar humildade, qualidade, integridade, compromisso e inovação.

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

O desenvolvimento organizacional é um conjunto de técnicas projetadas para ajudar a organização a mudar para melhor. Ele utiliza princípios e procedimentos da ciência comportamental que ajudam os funcionários a melhorar seu desempenho e interagir com seus companheiros de trabalho.

 Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades de uma  organização são divididas, organizadas e coordenadas. Hoje em dia a estrutura organizacional precisa se adaptar as mudanças.

Com todas estas mudanças que estão acontecendo a cultura organizacional foi afetada, já que novas ideias e conceitos foram colocados em prática reafirmando o papel da mesma no novo cenário econômico.

A CARTONA teve que tomar decisões estratégicas de “trocar o espelho pela janela”. Em vez, de ficar olhando só para dentro, para a produção, nós começamos a avaliar o que o mercado queria. Efetivamente, trocamos o espelho pela janela. E, nesse sentido, começaram a ver que tinham os clientes e que o que eles queriam naquele momento, eram produtos importados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com