Etica e Relações humanas
Por: Rafaela Reis • 28/5/2017 • Trabalho acadêmico • 251 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
O trabalho escravo é um fenômeno marcante que se arrasta a séculos, muitas populações foram escravizadas. Vários países como Egito, Roma entre outros, construíram suas civilizações explorando humanos, cresceram por escravizando homens, mulheres, crianças e idosos.
Depois de alguns anos, a escravidão foi abolida, mas até hoje ainda há pessoas sendo exploradas, fazendo trabalho escravo, sendo obrigadas a trabalhar para receber muito pouco, trabalhando em péssimas condições, e muitas vezes ainda nem recebem pelo trabalho feito. Atualmente, infelizmente ainda há tráfico de pessoas e péssimas condições de trabalho.
2. Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores.
Enquanto estamos sendo influenciados pela mídia a consumir cada vez mais, através de televisão, redes sócias que mostram seus produtos/serviços, induzindo as pessoas a consumirem, empresas aproveitam de pessoas sem o mínimo da educação, inocentes e sem nenhuma orientação, a trabalharem por horas em condições não boas, ganhando um salário baixo ou que não atende as horas trabalhadas. São torturados tanto psicologicamente como fisicamente, como xingamentos, privação de descanso e até mesmo exploração sexual.
Pessoas com bastante dificuldade financeira e sem estudo são alvos mais fáceis, pois não possuem conhecimento sobre seus direitos e acabam aceitando qualquer serviço para terem dinheiro.
Os principais agentes que contribui para o trabalho escravo ainda hoje em dia, começa pela fiscalização falha do governo, as mídias como comentado anteriormente, pois induz a sociedade a consumir cada vez mais e pessoas que não tem conhecimento sobre seus direitos. Aqui no Brasil existe bastante trabalho escravo na área rural, onde a fiscalização acontece raramente.
...