TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Tecnologica e mudança organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Evolução Tecnologica e mudança organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 8

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Jose Coragem

Mestrando em Sistemas de Gestão

Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente

Área Temática: EP - Estruturas e processos organizacionais

RESUMO

Nos dias de hoje, a mudança organizacional respaldada numa evolução tecnológica tem sido um tema amplamente discutido e explorado, tanto no meio acadêmico quanto nas organizações. O interesse pela mudança organizacional nos últimos anos, parece ser conseqüência, principalmente, de dois fatores. O primeiro diz respeito ao fato de que os ambientes organizacionais precisam passar por processos de mudança - visando à modernização de suas estruturas e sistemas - para enfrentar o novo cenário competitivo que se apresenta, decorrente da abertura dos mercados proporcionada pela globalização. O segundo refere-se a um enfoque do conceito de mudança, não mais como uma situação de oposição a algo estático, mas sim como um processo constante nas organizações e em seus ambientes, variando apenas em grau.

A incorporação das novas tecnologias ao cotidiano do trabalho nas empresas extinguiu muitas atividades, outras foram modificadas e novas tarefas criadas, afetando diretamente as profissões que, por sua vez, também se alteraram: umas sendo extintas e outras sendo criadas, mas com certeza todas sofrendo algum tipo de transformação, quer seja nos procedimentos e métodos de trabalho praticados ou nas ferramentas e equipamentos utilizados.

É importante destacar que esse caminho parece ser inexorável em função da competitividade experimentada pelos mercados na atualidade. Assim, as empresas que não se desenvolveram no aspecto tecnológico perderam competitividade no mercado e muitas simplesmente desapareceram ou estão fadadas ao desaparecimento. Estes novos paradigmas são implantados, anulando completamente a cultura anterior, provocando o fechamento do negócio de muitas empresas que já tiveram sucesso. Com base num estudo de caso, o presente trabalho aborda a evolução tecnológica e a mudança organizacional na área de tecnologia da informação com a implantação de um projeto de downsizing.

Palavras-Chave

Organização, mudança organizacional, downsizing, evolução tecnológica.

1. INTRODUÇÃO

As mudanças experimentadas pelo mundo se aceleraram gradativamente nas duas últimas décadas do século XX, como explica Hehn (1999), devido ao chamado ciclo de reforço, em que:

Conhecimento gera tecnologia e tecnologia permite desenvolver mais conhecimento. Computadores ajudam especialistas a projetar computadores mais poderosos. Computadores permitem armazenar, manipular, distribuir informações de forma eficaz; conseqüentemente, geram mais conhecimento. Não existem indícios da desaceleração do ciclo de reforço conhecimento/tecnologia. Pelo contrário, ele está sendo gradativamente acelerado.

Como o trabalho é, cada vez mais, executado com a utilização de computadores e outros equipamentos automáticos, a aceleração provocada pelo ciclo de reforço mencionado por Hehn (1999) – gerando novas tecnologias, computadores e equipamentos que, via de regra, substituem os trabalhadores – vem provocando a obsolescência das antigas práticas de trabalho, em escala exponencial. Dessa forma, os trabalhadores que no passado aprendiam os fundamentos de um determinado ofício e passavam praticamente toda a vida trabalhando seguindo uma dada rotina, muitas vezes atuando na mesma empresa e no mesmo local, se vêem obrigados a se adaptar, aprendendo novos ofícios para mudar – mudar de atividade, de profissão, de empresa, e às vezes também de Estado ou mesmo de país.

Como enfatiza Caldas (2002):

Atividades que são dependentes de manuseio de grande volume de dados, de operações de cálculos e certas destrezas manuais repetitivas estão sendo nitidamente substituídas por sistemas informatizados ou robotizados. O mesmo está acontecendo com as atividades e os empregos decorrentes da função de controlar que estão sendo substituídos pelo de programar ou quando muito pelo ajustar.

É importante destacar que esse caminho parece ser inexorável em função da competitividade experimentada pelos mercados na atualidade. Assim, as empresas que não se desenvolveram no aspecto tecnológico perderam competitividade no mercado e muitas simplesmente desapareceram ou estão fadadas ao desaparecimento.

Nas organizações atuais, processos outrora totalmente burocráticos são hoje automatizados e racionalizados, informações são compartilhadas em tempo real com aumento significativo da produtividade provocando a redução de postos de trabalho e mudanças or. Estas tecnologias vêm sendo adotadas em escala crescente para atender às necessidades das empresas de reduzir o tamanho de suas estruturas organizacionais, e assim realizarem o chamado downsizing (Cruz, 2000).

2. MÉTODO

Este trabalho foi conduzido através de pesquisa bibliográfica e teve continuação com uma entrevista realizada com o principal executivo de Tecnologia de Informação e a análise de documentos e relatórios de uma grande empresa sediada no Rio de Janeiro, objeto deste estudo.

3. ESTUDO DE CASO PESQUISADO

Do ponto de vista acadêmico-científico, o downsizing e as mudanças organizacionais acarretadas têm merecido atenção de estudiosos das organizações. Uma vez que as organizações buscam novos padrões de competitividade, e que essa busca implica, na maior parte das vezes, em redução de custos, a avaliação dos processos de downsizing torna-se pertinente.

Visando estabelecer uma direção mais efetiva para a definição do downsizing, Freeman e Cameron (1993) apresentam atributos que caracterizam e estabelecem mais precisamente os seus limites. Os autores procuram esclarecer a distinção entre downsizing e outros conceitos utilizados pelas teorias organizacionais, tais como declínio, demissões e não adaptação. Eles também propõem um modelo para análise e avaliação do processo de downsizing e das mudanças organizacionais decorrentes.

Em um trabalho mais recente, Cameron, Freeman e Mishra (1995) apresentam resultados e conclusões de um extenso estudo de downsizing organizacional. São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com