Evolução do Sistema Capitalista
Por: Mia Costa • 15/1/2019 • Trabalho acadêmico • 603 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO FIB
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
GOVERNANÇA CORPORATIVA E ÉTICA EMPRESARIAL
PROFESSORA VERA LÚCIA DPS SANTOS
MICHELE COSTA BARREIROS SANTOS
RESUMOS CAP 1 E 2
Salvador
2017
Capitulo 1 – Evolução do sistema capitalista
O capitulo fala sobre os antecedentes históricos que levaram a evolução do sistema capitalista, que é o atual sistema no qual estão inseridas as organizações atualmente, bem como fala também das consequências sociais decorrentes da revolução industrial e surgimento das sociedades anônimas.
Alguns dos fatores que levaram a evolução capitalista foram:
- Aceitação do empreendedorismo – lucro como recompensa
- Descentralização do poder do estado – em prol do interesse próprio, livre concorrência e propriedade privada.
- Revoluções Industrial e Francesa, e a independência dos EUA.
Dentre esses fatores o que mais impulsionou o capitalismo foi à revolução industrial, que trouxe avanços tecnológicos, sociais e trabalhistas, a exemplo da substituição do artesanato pelo trabalho manufaturado o que levou ao consequente aumento da produção e o surgimento de novos investimentos em transportes para escoar essa produção.
Houve também a transferência de poder, que antes era dos detentores de terras, agora passava a ser dos donos do capital: produtores de bens de capital, empreendedores do sistema de transporte e proprietários de manufaturas.
Nesse cenário que surge às sociedades anônimas – devido à necessidade de muitos recursos, surgindo assim a propriedade coletiva, com a função de reunir recursos, desenvolver mercados e distribuir os posteriores resultados. Assim foram criadas as empresas na indústria de bens de capital e nos setores siderúrgicos, petroleiro, transporte e de alimentação.
Crash de 1929 – Em meio a onda de investimentos e prosperidade em que se encontrava as companhias, no inicio de 1929 as cotações foram em alta e o mercado atraindo cada vez mais investidores, porém em outubro esse cenário foi revertido e milhões de acionistas tiveram seus investimentos perdidos e milhares de empresas faliram.
Nesse cenário a administração veio evoluindo continuamente, diretamente ligada com o mundo corporativo e o capitalismo, trazendo as principais mudanças: separação entre propriedade e a gestão, substituição dos proprietários por gestores profissionais nas grandes empresas e conflitos de interesse decorrentes dessa nova estrutura das organizações.
Capitulo 2 – Corporações e ética empresarial
O capitulo fala sobre as decorrências da evolução do sistema capitalista e crescimento das organizações, causando conflitos internos, que foram importantes para o surgimento da governança corporativa e ética empresarial.
...