Evolução e Tendências para o futuro da administração.
Por: gablopes • 12/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.415 Palavras (6 Páginas) • 270 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
ESCOLA DE GESTÃO DE NEGÓCIOS
[pic 1]
Aluno(a): Gabriella Lopes Oliveira
Turma...: C02
Trabalho sobre: Evolução e tendências para o futuro da administração.
[pic 2]
Goiânia, 23 de Maio de 2018.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS – PUC.Goiás.
Escola de Gestão & Negócios – Disciplina: PESQUISA MERCADOLÓGICA.
Professor Ricardo William Borges,Ms – Goiânia, 23 de Maio 2018 – Turmas: C01 e C02.
Evolução e tendências para o futuro da administração.
Resumo - a pesquisa desenvolvida tem como objetivo estudar a evolução da Administração de Empresas como ciência, buscando entender quais são as principais tendências para o futuro das organizações e quais as principais ferramentas e formas de trabalho que os gestores precisam aprender a desenvolver. Dentro dessa evolução, nota-se que o principal enfoque deve ser nas pessoas que participam da empresa, numa gestão voltada para elas e feita com a participação de todos na busca por melhores resultados. Como objetivos específicos, propõem-se a identificar quais os métodos modernos para cuidar dos recursos humanos da melhor maneira possível. Faz parte da metodologia o levantamento bibliográfico baseado quase que totalmente na Internet, através de sites voltados para administração e negócios. O referencial teórico tem embasamento nas tendências e na importância de mudar a forma de tratar as pessoas de uma organização, enxergando os recursos humanos como o bem mais importante de qualquer empresa.
Perguntas relativas ao artigo que você leu.
Na sua opinião qual o trecho da introdução que mais chamou a sua atenção, discorra sobre ele?
Em relação à revisão da literatura descreva um pouquinho sobre:
1.Princípios do Foco nas Pessoas;
Os administradores devem focar boa parte das forças de sua empresa na inovação e criatividade, já que essas são as principais características do mercado atual e devem ser cada vez mais requeridas e bem utilizadas, senão, outra empresa que trabalhe melhor este enfoque pode vir e tomar seu mercado consumidor. É preciso que o gestor da empresa enxergue que os recursos humanos são a principal força da organização, portanto, devem ser bem cuidados e serem felizes para levarem a empresa ao topo, do contrário, será o maior problema da organização e podem levar a grandes prejuízos.
2. Gestão com as Pessoas;
Os colaboradores de escalões mais baixos estão mais por dentro da situação real do funcionamento da organização, pois vivenciam diariamente como está a produção, os estoques, a qualidade dos produtos e sabem o que poderia mudar para obter maior eficiência e eficácia. É de grande importância também que as organizações cuidem de seus recursos intelectuais, criando políticas de incentivo ao estudo, parcerias com instituições de ensino, dias de palestras, cursos e seminários dentro da própria empresa etc., para aprimorar sempre os conhecimentos de seus colaboradores, fazendo com que eles cresçam como pessoas e dentro da empresa, para que assim se sintam valorizados, felizes e cada vez mais úteis dentro de sua área. Todo esse investimento gera para a organização uma equipe de colaborador es melhores em todos os aspectos, que pode fazer com que se tornem grandes e notórios profissionais e que, graças a isso, vão trazer melhorias para a própria instituição não deverão sair de lá tão facilmente, visto que terão oportunidade e capacidade para serem cada vez mais valorizados.
3. Pessoas envolvidas pelas empresas;
Serviços sociais, educacionais, esportivos e ambientais oferecidos pela organização são também uma das maiores tendências para o futuro da administração, já que toda empresa deve utilizar parte de sua renda para criar algum tipo de projeto que beneficie de alguma forma a sociedade onde ela está localizada, desde projetos de reciclagem até ações para tirar crianças das ruas.
4. Formação de Equipes de Trabalho;
O trabalho feito em equipe é fundamental para a inovação em qualquer setor, pois como diz o ditado, várias cabeças pensam melhor do que uma. Principalmente em trabalhos de criação e desenvolvimento de novos produtos e serviços essa ideia é correta, pois em grupo, as pessoas acabam tendo mais liberdade e ousadia, que acabam gerando mais criatividade e uma produtividade melhor, devido à grande quantidade de ideias e opiniões pensadas e discutidas em grupo.
5. Motivação de Colaboradores;
Para motivar os colaboradores da empresa e gerar melhores resultados para eles e para a própria organização, existem algumas técnicas ou ferramentas simples que o bom gestor com interesse nos recursos humanos deve utilizar. Uma técnica muito importante é a de delegar funções e responsabilidades para os colaboradores do nível operacional, pois assim eles se sentem realmente úteis, inteirados e com participação nos projetos que fazem parte, assim eles trabalham melhor na busca por um resultado significativo. Para que isso ocorra, uma ação que pode ser realizada é o empowerment.
6. Colaborador não é sinônimo de Funcionário;
Dentro de qualquer empresa existem diversos tipos de pessoas, com culturas, formas de trabalhar e formas de encarar o trabalho completamente diferentes, ai surgem diferenças gritantes que ajudam a diferenciar um simples funcionário de um grande colaborador. Comumente se utiliza as palavras funcionário e colaborador como sinônimos, o que não é totalmente errado, mas as atividades e pensamentos dentro da empresa mostram que não são a mesma coisa. Diferente do funcionário, um colaborador é alguém que está disposto a fazer muito para ajudar a empresa, tem grande comprometimento e envolvimento com seu serviço, é proativo, busca sempre aprender coisas novas e age sem que ninguém precise mandar.
...