Evolução no pensamento administrativo
Artigo: Evolução no pensamento administrativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ribeiro.marilene • 26/10/2014 • Artigo • 640 Palavras (3 Páginas) • 304 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO
A Administração é designada a interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação e garantir a competitividade em um mundo de negócios altamente concorrencial e complexo, ou seja, a Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais.
GESTÃO
Gestão é organizar, dispor, dirigir e dar uma ordem para que se consiga um certo objetivo. Gestão ajuda a orientar, a resolver um problema específico, a concretizar um projeto. A gestão também é usada para referir-se a direção e administração que se realiza em uma organização, empresa ou negócio.
ESCOLA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
A administração científica é a ênfase nas tarefas, ou seja, nas atividades diárias do operário. A observação e a mensuração eram seus principais métodos.
A Escola da Administração Científica foi iniciada no começo do século XX, por Frederick W. Taylor. Onde provocou uma evolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época. A preocupação de Taylor era de eliminar o desperdício e elevar os níveis de produtividade através da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
ESCOLA CLÁSSICA
Teoria Clássica surgiu em 1916 na França, fundada por Henri Fayol. A Teoria Clássica da Administração se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deve possuir para ser eficiente. Assim como a teoria da Administração Cientifica, a Teoria Clássica busca o mesmo: a busca da eficiência das organizações. Para Fayol existe uma proporcionalidade da função administrativa, isto é, ela se reparte por todos os níveis da hierarquia da empresa e não é privativa da alta cúpula.
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Surgiu nos Estados Unidos, iniciada com a experiência de Hawthorne. A teoria nasceu da necessidade de corrigir a forte tendência à desumanização do trabalho com a aplicação de métodos rigorosos, científicos, e precisos, aos quais os trabalhadores tinham de se submeter. A Teoria das Relações Humanas tem suas origens nos seguintes fatos: A necessidade de humanizar a democratizar a administração; O desenvolvimento das ciências humanas.
ESCOLA COMPORTAMENTALISTA
A Teoria Comportamental deu enfoque na abordagem das ciências do comportamento. A Teoria Comportamental da Administração é a motivação humana que também enfatiza o Processo Decisório.
ESCOLA BUROCRÁTICA
A Teoria da Burocracia surgiu por volta da década de 1940, em função da fragilidade e parcialidade da Teórica Clássica e da Teoria das Relações Humanas, a necessidade de um modelo de organização racional, o crescente tamanho e complexidade das empresas, o ressurgimento da
...