Explique a relação entre as ideias
Por: Vinicius Morel • 6/5/2019 • Relatório de pesquisa • 291 Palavras (2 Páginas) • 942 Visualizações
Explique a relação entre as ideias de Locke e o desenvolvimento do capitalismo na transição do século XIX ao século XX e algumas de suas consequências.
John Locke, fundador do empirismo e considerado o pai do liberalismo, fundamenta a República Liberal e o livre mercado na relação natural do homem. Desde sempre trabalhamos, criamos novos trabalhos, realizamos trocas por livre vontade e os frutos de nossos esforços resguardamos para nós e nossa família. Tudo que Locke fez foi conceituar e defender as relações naturais e sempre existentes entre os seres humanos, das quais são a sua própria liberdade; o fruto dos esforços acima citado que é sua propriedade privada; e a vida que chega a ser instintivo defendermos e não apenas teórico.
Isso leva a dizer, e fica de lição para qualquer Estado, que ninguém deve infringir esses 3 pilares do Liberalismo, sendo que se assim feito é imoral e, portanto, errado.
Essa construção possibilita e favorece a adoção e expansão do capitalismo. Com tantas transações, novos produtos, novas demandas, novas ofertas, novos empreendimentos, relações de trabalhos, é impossível centralizar essas atividades tão complexas na figura de um monarca ou em um estado totalitário como é a figura do socialismo e esperar que eles as orientem ou disciplinem. Temos exemplos mais do que óbvios no século passado com a divisão da Alemanha em ocidental e oriental, assim como a Coréia do Sul e do Norte. Apenas é necessário observar o uso de políticas antagônicas e perceber qual delas obteve sucesso e melhorou a vida das pessoas. Assim, se faz necessário a descentralização das atividades representada no livre mercado.
Como resultado, ideias conceituadas e consolidadas em Locke foram apropriadas pelas classes burguesas que passaram a incentivar o livre mercado pela não interferência do Estado na economia.
...