FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE CURSO GESTÃO HOSPITALAR
Por: TengChiang • 12/11/2018 • Monografia • 1.631 Palavras (7 Páginas) • 365 Visualizações
FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE
CURSO GESTÃO HOSPITALAR
LUDYMILLA DA SILVA SANTANA
HOTELARIA HOSPITALAR
ARAGUAÍNA
2018
LUDYMILLA DA SILVA SANTANA
HOTELARIA HOSPITALAR
Projeto de pesquisa para o trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Católica Dom Orione com requisito parcial para aprovação na disciplina de metodologia do trabalho científico.
Professora: Nome do orientador com titularidade.
ARAGUAÍNA
2018
1 INTRODUÇÃO
A hotelaria hospitalar deu seu início a partir dos anos 90, quando a população começou a ter mais consciência dos seus direitos. Até então saúde ou a cura era sinônimo de o médico ser competente é o ambiente hospitalar ser aparentemente limpo ou higienizado.
O presente trabalho tem como proposta atuar no atendimento, agregando à tecnologia, conforto e segurança de qualidade, reconhecendo o cliente com seus devidos valores e princípios. É fato que o trabalho em um hospital, em qualquer área que for requer valores, ética é que o indivíduo seja acima de tudo humano e companheiro para com o próximo.
Pois os hospitais é qualquer outra instituição pede uma administração com estrutura física mais humana possível com um tratamento igualitário ao paciente. O sofrimento do paciente pode ser reduzido radicalmente através da hotelaria hospitalar, desde de quando o atendimento seja além das suas expectativas, em confortos, vantagens, sendo que o mesmo precisa ser constante é ainda persistir.
É importante enfatizar que tem se a necessidade de se atuar nessa área para dar maior atenção aos clientes, buscando a sua satisfação.
2 JUSTIFICATIVA
A pesquisa se justifica através da análise de como a aplicação da hotelaria hospitalar pode se tornar um diferencial. Busco evidenciar o quanto o atendimento em saúde padece de um bom atendimento, meu estudo tem como objetivo principal mostrar que a hotelaria pode suprir toda essa carência. Percebe-se que ultimamente os hospitais estão carentes de um atendimento humano, onde os mesmos tendem a falhar pela à busca do bem-estar físico e emocional dos seus clientes, pois durante a estadia dos mesmos no ambiente hospitalar e vital que o ambiente seja o mais aconchegante possível para assim minimizar o dor é o sofrimento tanto do cliente quanto de familiares e amigos. Assim busco evidenciar a importância da hotelaria hospitalar como um todo, em todos os setores que atuam de forma direta ou indiretamente com o cliente.
3 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
Esse tema gerou a seguinte problemática:
- Como a aplicação de um sistema hoteleiro dentro do âmbito hospitalar pode se tornar um diferencial?
4 OBJETIVO
4.1 OBJETIVO GERAL
Analisar de que forma a hotelaria hospitalar pode se torna um diferencial na saúde.
- OBJETIVO ESPECÍFICO
- Conceituar hospital é como se deu se o surgimento da hotelaria hospitalar;
- Apresentar de que maneira a estrutura física da instituição pode contribuir ou não para a satisfação do cliente, e sua fidelização;
- Apresentar as propostas do sistema hoteleiro no âmbito hospitalar nos aspectos da humanização;
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
No Brasil as primeiras atividades hoteleiras começou ainda no período colonial. Segundo Castelli(1992)
O hotel é um estabelecimento comercial de hospedagem, que oferece aposentos mobiliados , com banheiro privativo, para ocupação eminente ou temporário, oferecendo serviço completo de alimentação, além dos demais serviços inerentes à atividade hoteleira.
Durante as expedições os colonizadores hospedavam-se nos casarões das cidades, com a vinda da família real a cidade do Rio de Janeiro viu a necessidade de abrir as portas de seus casarões, criando tavernas, casas de pensão, hospedarias para acomodar o fluxo de viajantes. E a partir de então surgiu vários tipos de hotel.
Os quais são constituídos pelas seguintes áreas:
Hospedagem: apartamentos, quartos, suítes;
Áreas sociais ou púbicas: salas de estar, sala de TV, restaurantes, bares, salões de eventos e de festas;
Administração: recepção, gerência, reservas, contabilidade, recursos humanos e nas grandes redes, o setor de marketing;
Áreas de serviço: cozinha, lavanderia, vestiários, estoque e manutenção;
Áreas de alimentos e bebidas (A e B): câmara frigorifica, cozinha principal e de banquetes, almoxarifado e outros;
Equipamentos e estrutura: central de aguas geladas, caldeiras nos grandes hotéis, motor gerador de energia, entre outros;
Recreação, esporte e lazer: Quadras de esportes, campos de golpe, parques aquáticos e salões de jogos.
Tendo como exemplo o setor turístico e a área hospitalar ambos são marcadas por um grande fluxo de concorrência, o ultimo percebeu a necessidade de implantar alguns dos serviços da hotelaria clássica agregando mais humanização em seus serviços, denominado hotelaria hospitalar.
A qual surgiu partir do momento que o cliente de saúde começou a conhecer mais a fundo os seus direitos, passando a questionar um atendimento que recebia, cobrando algo a mais do a cura propriamente dita.
A hotelaria hospitalar cada vez ais torna-se uma realidade mais presente no âmbito hospitalar, pois a mesma prima pela a “excelência no atendimento” e a humanização como principio de um atendimento de qualidade.
Autores como Tarabulsi (2003) Godoi(2008) e Boeger(2008) relatam sobre a importância de condições melhores durante a estadia dos clientes de saúde, tem em sua essência não somente a infraestrutura mas também a humanização de seus serviços, dessa forma Godoi(2004, p. 14) define a hospitalidade como:
Um papel-chave em tornar uma acolhida agradável e calorosa, mais que simplesmente satisfazer os desejos ou atender as necessidades de uma outra pessoa [...] hospitalidade é fundamental seja bem sucedido.
...