Fatores de motivação
Artigo: Fatores de motivação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gamero • 21/5/2014 • Artigo • 319 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
Desde o inicio da revolução industrial nenhuma organização pode funcionar sem um certo nível de comprometimento e de esforços por parte de seus membros. Portanto desses princípios surgiram grandes administradores e estudiosos da administração, criando então teorias sobre motivação que consequentemente esta ligada a produtividade.
As primeiras teorias da motivação eram parecidas entre si, já que tentavam construir um único modelo de motivação que se aplicasse a qualquer trabalhador , em qualquer situação .A teoria tradicional sobre motivação se associa a Frederick Taylor e a administração cientifica, os administradores determinavam o modo mais eficiente de realizar tarefas respectivas, e em seguida motivavam os empregados com um sistema de incentivos salariais, bônus por cumprirem metas para gerar um maior lucro e maior produtividade, quanto maios produzissem mais ganhavam.
A chave da motivação está em reestruturar significativamente os cargos, para que sejam desafiadores e recompensadores, que provoquem oportunidades crescentes para realizações profissionais e pessoais, crescimento e reconhecimento. Os fatores motivadores são recomendados para alcançar níveis mais altos de necessidades. São os fatores motivacionais que trazem satisfação e o aumento da produtividade em níveis de excelência.
Segundo Chiavenato (2002), a motivação é um potencial de desenvolvimento, uma capacidade de assumir responsabilidade, de dirigir o comportamento para os objetivos da empresa e são fatores presentes nas pessoas. Eles não são criados nas pessoas pela administração. É responsabilidade da administração proporcionar condições para que as pessoas reconheçam e desenvolvam, por si mesmas, essas características.
Em pleno século XXI a motivação se encaixa perfeitamente em nosso sistema de produção, empresas buscando maior crescimento dia após dia, indústrias em nosso meio gerando assim maiores taxas e aumentos de empregos, que consequentemente incentiva grande parte da população em se qualificar no mercado de trabalho com o objetivo de uma melhor qualidade de emprego, uma renda estável, desenvolvendo assim um rendimento satisfatório dentro das organizações e consequentemente uma maior produtividade na mesma.
...