TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas Metodológicas Pronto Atendimento Menino Jesus

Por:   •  22/11/2019  •  Seminário  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

MELISSA SEGURO

TEMA,DETALHAMENTO,PROBLEMA,HISPÓTESES,OBJETIVOS,JUSTIFICATIVA, FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E METODOLOGIA.

PALMEIRA

2019

MELISSA SEGURO

TEMA,DETALHAMENTO,PROBLEMA,HISPÓTESES,OBJETIVOS,JUSTIFICATIVA, FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E METODOLOGIA.

(Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do título de Seminário Temático II na Linha de Formação Específica I/ Linha de Formação Específica II/ LFE III na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Bacharelado em Administração Pública.

Orientadora: prof. Cristiane de Almeida

PALMEIRA

2019

SUMÁRIO

Conteúdo

  1. Tema

1.1 Detalhamento

2-Problema

  1. Hipóteses
  2. Objetivos

4.1 Geral

4.2 Específicos

  1. Justificativa
  2. Fundamentação Teórica
  3. Metodologia

1 TEMA

Gestão da Saúde

  1. DETALHAMENTO

Identificar os principais obstáculos e estratégia facilitadoras para o desenvolvimento da unidade.

  1. PROBLEMA

Qual o nível de qualidade do serviço prestado a população atendida no Pronto Atendimento Menino Jesus no Município de Porto Amazonas?

  1. HIPÓTESES
  • É possível a implementação de mais leitos femininos e masculinos na unidade de saúde e ajustes na estrutura do telhado, pois quando chove muito há muitas goteiras sendo esses ajustes suficientes para o atendimento de qualidade aos cidadãos.
  • A compra de mais equipamentos para o atendimento de pacientes tanto na triagem quanto no pronto socorro, influenciara em uma boa qualidade para o atendimento dos cidadãos.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Analisar a estrutura da organização, atendendo todos os quesitos formulados na hipótese, quais equipamentos a gestão municipal deverá comprar para suprir as necessidades da população em um todo, implementando mais leitos femininos e masculinos.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Descrever as necessidades que a organização precisa para a melhoria dos espaços físicos apresentados, analisar quais equipamentos estão em falta na área da triagem e no pronto socorro.

  1. JUSTIFICATIVA

A referida pesquisa se justifica devido a importância da unidade para a população, sendo um tema muito criticado atualmente pela sociedade, tanto do município quantos de outras localidades.

        A pesquisa realizada contribui com os cidadãos, podendo averiguar quais equipamentos e espaços físicas são suficientes para o desenvolvimento das atividades cotidianas de qualidade nesses espaços. Esse projeto poderá ser realizado de acordo com o capital que o município possui e também das verbas enviadas pelo estado.

        Para a ciência a contribuição da pesquisa é de extrema relevância, pois são estudados os espaços físicos de uma determinada organização, podendo observar quais são as falhas e necessidades do ambiente para acolher os cidadãos.

        Para a empresa, a realização da pesquisa contribui para atingir o objetivo principal da organização, que será o atendimento de qualidade para a sociedade.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O atendimento de qualidade é algo essencial para uma organização, ainda mais quando se trata de organizações públicas, principalmente quando o assunto se trata de saúde. A gestão em saúde tem passado por grandes transformações nesses últimos tempos, com o surgimento de novas tecnologias e novas formas de comunicação o atendimento hospitalar vem sendo mais eficiente atendendo as necessidades dos usuários.

Ao se abordar a gestão em saúde, deve-se observar a amplitude dos dados gerados diariamente em todas as esferas de governo. E que se passou de um modelo de gestão essencialmente burocrático e escasso de informações que facilitassem a efetividade da tomada de decisão, para um modelo que emprega tecnologias e ferramentas voltadas à flexibilização das informações. (BORDIN, 2013, p.200).

O principal desafio enfrentado pelo Pronto Atendimento Menino Jesus no Município de Porto Amazonas está relacionado com a falta de recursos disponíveis e estrutura para o internamento de pacientes, assim gerando conflitos, e necessidade de encaminhar os usuários para outros hospitais que possuem recursos.

O atendimento ao cliente na área de saúde envolve aspectos diversos sobre qualidade e humanização, um serviço de atendimento a este tipo de cliente precisa ser visto além do termo serviço de atendimento, caso contrário deixa a impressão de que os outros serviços não estão nesse processo. Faz-se necessário entender que o atendimento ao cliente de saúde está em todos os cantos e recantos da Clínica ou do Hospital, da faxineira aos diretores, todos; médicos, enfermeiros e funcionários precisam estar sintonizados com uma política de atendimento, para dar as respostas competentes e precisas a cada momento, cada um conforme suas atribuições, naturalmente. (RH PORTAL, 2015 p. 10).

No Brasil, há diversos pontos de deficiência infra estrutural, excesso de burocratização no atendimento, desvalorização profissional em diversas áreas da saúde, profissionais mal qualificados etc. A má gestão, a inércia política e a falta de investimentos em saúde e tecnologia contribuem para a manutenção dessa situação de desvalorização da saúde e da ineficiência no atendimento ao paciente.

As dificuldades encontradas pelo Estado em continuar o financiamento de programas desenvolvimentistas, bem como a existência de uma Administração Pública incapaz de atender razoavelmente às demandas sociais, ensejaram o fortalecimento de ideologias que defendiam a redução do Estado e o aumento da presença do mercado em espaços públicos. (MIZOCZKY e GUEDES, 2016, p. 102).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com