Ferramentas de Modelagem de Processo
Por: Bruno Miranda • 2/9/2021 • Trabalho acadêmico • 2.869 Palavras (12 Páginas) • 125 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ - PROF. WILSON ROBERTO RIBEIRO DE CAMARGO
BRUNO MIRANDA
Gabriela Alessandra Fidelis Pinto
Julio Cesar de Almeida Tavares
Karen Stefany de carvalho
luiz gustavo de miranda dias
Mateus Augusto de Camargo Soares
sherilin chanes
ATIVIDADE 1 - MODELAGEM DE PROCESSOS
Tatuí - SP 2021 |
BRUNO MIRANDA
Gabriela Alessandra Fidelis Pinto
Julio Cesar de Almeida Tavares
Karen Stefany de carvalho
luiz gustavo de miranda dias
Mateus Augusto de Camargo Soares
sherilin chanes
ATIVIDADE 1 - MODELAGEM DE PROCESSOS
Curso de Gestão da Tecnologia da Informação Noturno, 2º Semestre.
Orientador: ANTONIO CESAR SILVA SACCO
Tatuí - SP 2021 |
Sumário
1 DEFINIÇÕES SOBRE O QUE É MODELAGEM DE PROCESSOS 3
2 ONDE PODE SER APLICADA 5
3 QUAIS AS FERRAMENTAS DISPONÍVEIS 6
4 ARIS EASY DESIGN 9
5 PROVISION WORKBENCH 10
6 KISSFLOW – WORKFLOW 11
7 DAS FERRAMENTAS MENCIONADAS, SELECIONE UMA DELAS E JUSTIFIQUE PORQUE É A MELHOR 13
REFERÊNCIAS 14
APÊNDICE A — Ferramentas antigas e extintas 16
- DEFINIÇÕES SOBRE O QUE É MODELAGEM DE PROCESSOS
Um processo pode ser definido como um conjunto de atividades que se relacionam entre si e que fluem em direção a um objetivo específico.
O processo de entrega de mercadorias, por exemplo, é composto por diferentes atividades (recebimento do pedido, pagamento, confecção, transporte etc.) que têm como fim fazer com que o produto chegue às mãos do cliente. Tendo isso em vista, a modelagem surge como uma maneira de detalhar todas as etapas de um processo de negócio. Dessa forma, podemos dizer que ela é uma representação completa de tudo o que envolve determinado processo.
Na modelagem de processos de negócio, identificam-se cada uma das atividades que serão executadas, além disso, identificam-se os responsáveis por elas, os recursos disponíveis e a maneira de realizar cada tarefa.
A modelagem pode ser feita, por exemplo, através de um diagrama, mostrando visualmente como o processo se dá de ponta a ponta. A intenção é proporcionar um conhecimento mais aprofundado sobre o processo e suas possibilidades. Portanto; trata-se de uma ferramenta fundamental para quem busca eficiência e eficácia em seu negócio.
Peter Drucker, professor considerado o pai da administração moderna, sugeriu uma metodologia muito interessante para identificar e analisar os processos de um negócio e, a partir disso, fazer a modelagem.
O método consiste basicamente em responder a 5 perguntas:
1 – Qual é a nossa missão?
Ou seja, qual a razão pela qual a sua empresa existe? Sem definir isso com clareza, dificilmente será possível estabelecer os processos necessários para que essa missão seja cumprida.
2- Quem é nosso cliente?
Se não há cliente, não há empresa. Logo, é fundamental ter sempre em mente quem são aqueles aos quais seus produtos ou serviços são destinados.
Responder essa pergunta é importante para saber quais processos impactam mais no valor percebido pelos clientes
3 – O que o cliente valoriza?
Entender os aspectos que o seu cliente mais valoriza é importante para que se possa criar processos que atendem plenamente a essas expectativas e necessidades
4- Quais são os nossos resultados?
Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são excelentes ferramenta para responder a essa quarta pergunta de Peter Drucker. Aqui o objetivo é descobrir quais processos não estão obtendo os resultados esperados.
5 – Qual é o nosso plano?
Ao responder esta última pergunta, deve-se apontar as ações definidas pela empresa para alcançar seus objetivos estratégicos.
- ONDE PODE SER APLICADA
Gestores "de empresas" podem adotar diferentes tipos de modelagem de processos, tendo entre eles: gestão de todos os formatos de informação dentro de um planejamento comum; planejamento, orçamento, manipulação e controle da informação durante todo o seu ciclo de vida; gestão coordenada dos recursos de uma organização fundamentada sobre a informação (Miranda, 2010, p. 100).
Ou seja, modelagem abrange um espaço bem amplo do mercado, podendo ser aplicada em toda e qualquer tipo de empresa, seja ela fífsica ou virtual.
- QUAIS AS FERRAMENTAS DISPONÍVEIS
Atualmente existem várias ferramentas para auxiliar a modelagem de processos. Com tantos softwares disponíveis no mercado, existem questões a serem respondidas e analisadas, para que se encontre o melhor em custo-benefício para o usuário, e estes softwares estão disponíveis principalmente em três tipos mais usados, cada um com a sua proposta, são eles:
- Sistemas WFM (Workflow Management);
- Ferramentas BPR (Business Process Reengineering);
- Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning).
- WFM (Workflow Management)
WFM é a sigla em inglês para workflow management, ou seja, Gerenciamento de Fluxo de Trabalho, na tradução para a língua portuguesa.
...