TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

FICHAMENTO

Luciano Brito Rodrigues, Nívio Santana, Renata Cristina Ferreira Bonomo, Luiz Bueno da Silva, Apreciação Ergonômica do Processo de Produção de Queijos em Indústrias de Laticínios, ISSN 1676 – 1901 / Vol. 8/Num. 1/ Março de 2008.

Palavras - Chave

Citações

Reflexões

Trabalhadores, Doenças, Pressão

De modo geral, os trabalhadores estão mais sujeitos a lesões e doenças psicológicas provocadas pela pressão que estão submetidos. (Apreciação Ergonômica do Processo de Produção de Queijos em Indústrias de Laticínios, ISSN 1676 – 1901 / Vol. 8/Num. 1/ Março de 2008).

Os trabalhadores são pressionados o tempo todo para produzir mais e com qualidade e isso causa danos a sua saúde mental e física.

Produtividade, Ergonomia, Trabalho

Santana (2002), estudando a melhoria da produtividade de uma unidade de alimentação e nutrição através do uso da ergonomia, observou que a realização do trabalho requeria bastante esforço físico, associado a um elevado grau de atenção, dada à complexidade do serviço e as exigências de padrões de qualidade higiênico-sanitários e de atendimento, além de movimentos repetitivos, levantamento e transporte de cargas. (Apreciação Ergonômica do Processo de Produção de Queijos em Indústrias de Laticínios, ISSN 1676 – 1901 / Vol. 8/Num. 1/ Março de 2008).

O trabalhador é extremamente cansativo, esgotando totalmente a resistência do operário, tanto físico como mental. Dessa maneira não será possível alcançar qualidade no serviço devido a fadiga provocada pelo cansaço.

Condições de Trabalho, Altas Temperaturas

Em cinco anos, oito desmaios de pessoas entre 25 e 30 anos do sexo masculino foram presenciados pelos funcionários devido a exposição dos mesmos à altas temperaturas durante o processo produtivo. (Apreciação Ergonômica do Processo de Produção de Queijos em Indústrias de Laticínios, ISSN 1676 – 1901 / Vol. 8/Num. 1/ Março de 2008).

O trabalhador e exposto a qualquer situação em prol da produtividade e lucros da empresa sem que haja qualquer preocupação com sua saúde.

Palavras - Chave

Citações

Reflexões

Temperaturas, Prejuízo, Acidente.

As baixas temperaturas, por sua vez, têm influência nas habilidades motoras. As mãos quando expostas ao frio, apresentam prejuízo do tato e da movimentação das articulações, tornando o trabalho mais lento e podendo aumentar os erros e acidentes. (Apreciação Ergonômica do Processo de Produção de Queijos em Indústrias de Laticínios, ISSN 1676 – 1901 / Vol. 8/Num. 1/ Março de 2008).

O operário trabalhando em certas situações não renderá, devido as condições de trabalho.

Iluminamento, Visão.

O Nível de iluminamento interfere diretamente no mecanismo fisiológico da visão e também na musculatura que comanda os movimentos dos olhos. (Apreciação Ergonômica do Processo de Produção de Queijos em Indústrias de Laticínios, ISSN 1676 – 1901 / Vol. 8/Num. 1/ Março de 2008).

É importante que o funcionário execute a sua função em local iluminado para que não prejudique a sua visão, seja por exesso ou por pouca iluminação

Ruído, Indústrias, Distúrbios.

O nível de ruído também é outro parâmetro de grande relevância a ser analisado em indústrias de laticínios uma vez que nelas estão presentes diversas fontes causadoras deste distúrbio. (Apreciação Ergonômica do Processo de Produção de Queijos em Indústrias de Laticínios, ISSN 1676 – 1901 / Vol. 8/Num. 1/ Março de 2008).

O barulho de equipamentos em pleno funcionamento durante horas, pode causar danos a audição do operário.

Indústrias, Posturas, processo produtivo.

O principal problema encontrado nas duas indústrias de laticínios está relacionado com as posturas exigidas durante o processo produtivo. (Apreciação Ergonômica do Processo de Produção de Queijos em Indústrias de Laticínios, ISSN 1676 – 1901 / Vol. 8/Num. 1/ Março de 2008).

A postura é um problema que tem que ser visto pelas indústrias e pelos fabricantes de equipamentos para gerar um pouco de conforto ao trabalhador.

Palavras – Chave

Citações

Reflexões

Controle de Qualidade, Produtos acabados.

O controle de qualidade em indústria de alimentos é fundamental para a redução dos custos decorrentes de perdas e devoluções de produtos acabados. (Apreciação Ergonômica do Processo de Produção de Queijos em Indústrias de Laticínios, ISSN 1676 – 1901 / Vol. 8/Num. 1/ Março de 2008).

A busca pela perfeição e qualidades nos produtos é priorizada, lamentavelmente a saúde e o conforto do trabalhador são esquecidos nesse mercado capitalista.

Ergonomia, Trabalhador

A ergonomia é, portanto o elo entre o conforto e o desempenho do trabalhador nas suas atividades. (Apreciação Ergonômica do Processo de Produção de Queijos em Indústrias de Laticínios, ISSN 1676 – 1901 / Vol. 8/Num. 1/ Março de 2008).

Ergonomia é a esperança que o trabalhador tem para desenvolver suas atividades sem prejudicar a sua saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com