TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Por:   •  29/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.995 Palavras (8 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 8

Débora Lee de Almeida

Fichamento: Identificando Oportunidades Parte 1.

Diferenciando Ideias de Oportunidades

Quando se trata de novas ideias de negócios não importa se ela é única ou não, se é inédita ou se trata de uma ideia melhorada, o que realmente importa na verdade é se ela vai trazer transformação e crescimento para empresa ou para quem teve a ideia. Pois o empreendedor deve estar sempre atento a sua volta, pois as oportunidades são únicas e surgem de repente, e assim tendo a chance que criar um novo produto, de ganhar um espaço no mercado e até ganhar vantagens competitivas de seus concorrentes.

Um dos maiores erros dos jovens empreendedores é dizer que sua ideia é revolucionaria que se trata de um produto único e não possui concorrentes. Pois as ideias revolucionarias são únicas, produtos únicos não existem e concorrentes sempre podem aparecer. O empreendedor que esteja iniciando deve dividir suas ideias, com amigos ou ate empreendedores já experientes. Uma ideia sozinha não vale nada, elas sempre surgem, o que realmente importa que elas sejam desenvolvidas, e implantadas para que se tornem um negocio de sucesso.

A ideia isolada só terá valor se for transformada em algo viável, com objetivo de atender seu público-alvo, isso é detectar uma oportunidade. E também não quer dizer que uma ideia revolucionaria não será capaz de dar inicio a uma empresa de sucesso, isso vai depender se o empreendedor conhece o mercado que vai atuar, como por exemplo, as atuais deficientes, como está indo a sua concorrência.

 Ideia certa no momento errado

Um dos fatores de devem ser levado em conta é o timing da ideia (momento em que a ideia foi gerada). Em especial as empresas de base tecnológicas, pois a tecnologia evolui muito rápido o que hoje é novidade amanha já se torna algo ultrapassado, o ciclo de vida desses produtos se torna curto, e com isso as empresas precisam possuir um grau de inovação e agilidade muito grande para se mantiver vivas e ativas no mercado competitivo.

Há também alguns mercados que não evoluem tão rapidamente, como exemplo o mercado de turismo no Brasil, aonde o que realmente importa é o serviço prestado aos clientes. Por se tratar de um mercado que não é tão explorado, ai esta uma oportunidade de mercado que pode ser investida.

A experiência no ramo como diferencial

Frequentemente nos deparamos com casos de um candidato a empreendedor a ter uma ideia de negocio em um mercado que ele pouco conhece, um ramo que ele nunca atuou. Aonde as chances de sucesso são mínimas, o correto é buscar criar um negócio em uma área que você possua experiência, ou tenha um sócio que já tenha trabalhado no ramo. Não se arrisque em mercado desconhecido só porque aparentemente vá trazer lucro, em primeiro vem à paixão pelo negocio e ganhar dinheiro acaba se tornando consequência, assim percebendo com a maturidade e ganho de experiência que ser bem-sucedido será através de realizar algo que realmente gostem e se sintam satisfeitos.

O empreendedor deve ter a real consciência do que vai querer pra sua vida, se estará disposto a enfrentar os desafios em nome de suas ideias, sempre planejando seus passos e buscando cada vez mais conhecimentos na área que escolheu atuar, para conhecer o solo que estará pisando.

FONTES DE NOVAS IDEIAS

Muitos reclamam de que não possuem boas ideias, que não possuem criatividade que trabalham muito e não são reconhecidos, já os empreendedores são totalmentes diferentes, estão em constante busca de novas ideias, são curiosos, questionadores, não aceitando a primeira resposta, sempre buscam outras formas e caminhos para um determinado assunto. Na verdade novas ideias surgem quando estamos com a mente aberta, quando estamos abertos a novas experiências. Uma nova informação já pode ser um ponto de partida para a criação de uma nova ideia de negocio, na verdade é de obrigação do empreendedor estar informado de tudo que esta acontecendo em sua volta.

Mais temos que tomar cuidado com o tipo de informação adquirimos o que estamos dando importância, pois às vezes deixamos passar informações importantes absorvendo somente aquelas informações que aparentemente gostamos ou nos identificamos.

Um das mais conhecidas formas de estimular a criatividade é o método brainstorming (tempestade cerebral), geralmente esse método em aplicado em um grupo de pessoas com o mesmo objetivo, em busca de soluções para um determinado problema, ou até aprimorar uma ideia ou produto.

Existem algumas regras para estruturar o brainstorming:

  1.  Não podem existir críticas às ideias que forem vindas à tona, todos são livres para expor as ideias que surgirem, mesmo sendo elas absurdas.
  2. Deve ter varias rodadas, pois mais ideias serão geradas, e sempre os participantes devem discutir o tópico central da discussão.
  3. As ideias podem ser baseadas nas anteriores, pois essas combinações podem gerar ótimos resultados.
  4. Deve ser garantida a participação de todos e que seja uma sessão divertida.

Há outras formas de gerar novas ideias.

  • Conversar com as pessoas de todos os níveis sócias e idades, sobre vários assuntos.
  • Pesquisar sobre a área e campo que o empreendedor pretende atuar.
  • Sempre estar atendo aos acontecimentos da sua região, as tendências, as preferências da população.
  • Realizar visitas a institutos de pesquisas, universidades, feiras de negócios, empresas, etc.
  • Ir a conferências, congressos, reuniões, eventos da área.

AVALIANDO UMA OPORTUNIDADE

Para sabermos se uma oportunidade é realmente viável devemos avaliar vários fatores como o grau de conhecimento do assunto, o ramo de atividade, seu mercado, diferenças competitivos. Antes de concluir o plano de negocio o empreendedor deve analisar a ideia que possuem em suas mãos, para que assim não gaste tempo, recursos em uma ideia que no final não terá agregado valor. Podemos utilizar uma frase bem popular para resumir o que estamos dizendo, o empreendedor não deve colocar a “carroça em frente dos bois”, tendo o cuidado de focar a oportunidade correta.

A oportunidade de negócio deve ser analisada através dos aspectos a seguir.

  1. Qual mercado ela atende?
  2. Qual retorno econômico que ela proporcionará?
  3. Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?
  4. Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?
  5. Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?

Esses aspectos possibilita uma avaliação quantitativa em relação ao grau de atratividade da oportunidade em relação ao mercado, não existe uma regra que poderá definir se a ideia é boa ou ruim, mais através da avaliação o empreendedor poderá ter a conclusão se continua ou não a explorar essa oportunidade.

Mercado

Os mercados que possuem um bom potencial de crescimento e de boa capilaridade são os mais escolhidos pelos empreendedores para serem explorados, pois possibilitam um crescimento de curto prazo, e a demanda por parte dos consumidores é grande, a oportunidade para empresas criativas e bem planejadas atingem sucesso rapidamente em relação a sua concorrência. Trazendo a liderança de mercado, ganhando a fidelidade dos consumidores, uma empresa que possui uma estratégia de negócio acertada acaba se colocando na frente em relação a sua concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com