Fichamento Grécia Antiga
Por: Nataliayw03 • 11/5/2020 • Trabalho acadêmico • 666 Palavras (3 Páginas) • 322 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL
GRÉCIA ANTIGA:
PERÍODOS GREGOS
ALUNO: NATÁLIA YUMI WATANABE
TURMA: ELETROTÉCNICA 3B
PROF° GILMAR RIBEIRO PEREIRA
TRÊS LAGOAS/MS
2020
IDEIA CENTRAL
A Grécia Antiga compreende a época da história da civilização grega que se estende do século XX a.C. ao século IV a.C.. Considerada o berço da civilização ocidental, esta deixou legados culturais observados na atualidade, como o teatro, a arquitetura e sobretudo os fundamentos do pensamento filosófico e político presentes nas obras de Sócrates, Platão, Aristóteles, e outros filósofos.
ARGUMENTAÇÃO
A Grécia Antiga apesar de surgir por volta de século XX a.C., somente possui registros escritos referentes a esta em torno do século X a.C. com as obras de Homero: a Ilíada e a Odisséia. Dessa forma, convencionou denominar o período mais primitivo do Mundo Grego de período Pré-Homérico (fase de ocupação da Grécia Continental por povos indo europeus).
O período posterior é chamado de período Homérico, que mediante a decadência da vida urbana e a volta da economia rural pela Primeira Diáspora, foi marcada pelo surgimento das comunidades gentílicas ou genos. Entretanto, em virtude do crescimento demográfico associado à pouca fertilidade do solo, logo entraram em crise, ocasionando uma nova onda de migração chamada de Segunda Diáspora. Dessa forma, o sistema de propriedade coletivista foi substituído com a origem do sistema de propriedade privada.
O período Arcaico por sua vez, entende-se pelo momento do desenvolvimento das pólis, as cidades-estados gregas. As principais pólis foram Esparta e Atenas. A primeira, fruto da imigração dos dórios, possuiu uma estrutura aristocrática, rígida, hierarquizada e militar. Enquanto na segunda, destacamos o surgimento da democracia e seu estabelecimento após disputas de poder.
O período Clássico foi caracterizado pelo desenvolvimento da civilização grega, em destaque Atenas, as Guerras Médicas, conflito entre persas e gregos, e a Guerra do Peloponeso, disputa interna entre as pólis. Perante essas guerras, a Grécia entra em declínio, resultando na invasão e domínio macedônico. Por último, o período Helenístico, marcado pela expansão macedônica por Alexandre Magno que, através do legado cultural grego obtido, proporcionou a disseminação da cultura grega, processo este denominado Helenismo.
CRÍTICA INTERNA
A democracia (demos: povo; kratos: poder), um dos principais legados gregos, foi estabelecida por Clístenes em Atenas. Observa nesta, uma participação direta dos cidadãos na tomada de decisões e em sua implementação na pólis, discutindo as pautas em praças públicas - as ágoras. Entretanto, aqueles considerados cidadãos eram somente homens, filhos de atenienses e maiores de 18 anos. A fim destes exercerem seus direitos políticos, o sistema econômico e a organização social teve como base o trabalho escravo. Dessa forma, a democracia ateniense entende-se como um sistema elitista, machista, xenofóbico e escravista.
...