Fichamento Thomas Green
Por: lfclavery • 15/7/2017 • Resenha • 973 Palavras (4 Páginas) • 770 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM Gestão Estratégica de Pessoas
Fichamento de Estudo de Caso
Trabalho da disciplina Comunicação nas Organizações,
Tutor: Prof. Ana Shirley de Franca Moraes
2015
Estudo de Caso : Thomas Green: Poder, Política Interna e uma Carreira em Crise
REFERÊNCIA: Harvard Business School Publishing 210-P03 – Maio, 2008
A Dynamic Display foi fundada em 1990 como provedora de serviços de autoatendimento para bancos, por meio caixas de autoatendimento (Automated Teller Machines - ATM). Em 1994, a companhia criou uma nova divisão orientada para o segmento de viagens e hospitalidade (Travel and Hospitability), disponibilizando seu primeiro quiosque de autoatendimento para a companhia aérea Discover Airlines. Já em 2007, a divisão de Viagens e Hospitalidade detinha 60% de market share, com mais de 1500 quiosques ativos em mais de setenta aeroportos. Entre os clientes incluíam-se companhias aéreas regionais, nacionais e internacionais, assim como vários hotéis e locadoras de automóveis. Oitenta por cento das receitas da divisão em 2007 vinham das companhias aéreas, 15% dos hotéis e 5% das locadoras de automóveis. A Dynamic Display oferecia todo o pacote de serviços, como hardware, software, engenharia e suporte na manutenção.
Thomas nasceu em 1979 em Brunswick, na Geórgia, filho de um carteiro e de uma secretária de escola. Durante seu curso na Universidade da Geórgia, trabalhou em um armazém e lavava carros, enquanto estudava para obter o título de bacharel em Economia.
Green surpreendeu a todos na empresa. Em seus primeiros quatro meses como gerente de Contas, fechou um contrato para uma das maiores empresas de transporte aéreo, Journey Airlines, para acelerar a instalação de novos quiosques em vinte aeroportos e suprir a maioria dos locais com versões atualizadas dos softwares.
Green foi alocado fora da sede de Boston. A estrutura organizacional da divisão é apresentada na Ilustração 1. A promoção foi um avanço significativo para Green; um Gerente de Contas, que desejasse juntar-se à equipe de Marketing, normalmente teria que primeiro ocupar a posição de especialista de Mercado, para então, vários anos depois, alcançar a posição de sênior.
A promoção de Green tornou-se efetiva em 10 de setembro de 2007. McDonald passou pelo escritório de Green no primeiro dia e disse-lhe, “Tom, você está lidando com uma situação delicada com relação ao Frank Davis. Frank esperava poder ter escolhido o novo especialista sênior de Mercado e este não seria você. Você terá que lidar com quaisquer consequências decorrentes deste fato. Você recebeu uma oportunidade nada habitual com esta promoção. Não me desaponte.”
Era costume fazer uma avaliação informal dos profissionais da Dynamic Displays no primeiro ou segundo mês após uma promoção. Green ficou bem preocupado quando viu que o convite para uma reunião com Davis sobre seu desempenho aparecera em sua agenda de compromissos do Outlook. No dia 15 de outubro de 2007, Green encontrou-se com Davis para discutir seu desempenho até aquele momento. Para surpresa de Green, Davis havia preparado uma lista de problemas encontrados no seu trabalho em seu primeiro mês na nova posição. Davis mal olhou nos olhos de Green e começou. “Thomas, você não tem feito um bom trabalho quanto a manter-me informado sobre seus compromissos. Por exemplo, nesta última quinta-
...