Ford incompleto
Por: Anna Clara Oliveira • 14/4/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 828 Palavras (4 Páginas) • 177 Visualizações
Controle das finanças para o aumento da lucratividade
Henry Ford fundou a Ford Motor Company em 1903 e por volta de 1908 o primeiro Modelo T foi fabricado, ele visualizava uma possibilidade de mudar isso por isso o Modelo T seria feito para o povo, seria um carro que qualquer pessoa pudesse comprar, por isso tinha uma única forma de fabricar o veículo para assim produzi-lo em grande quantidade e a baixo custo, com mais de 15 milhões de unidades foram fabricadas até o fim da sua produção em 1927.
A década de 1940 foi difícil para a Empresa Ford. Seu presidente na época, Edsel Ford, adoeceu em 1943, obrigando seu pai, Henry Ford, a reassumir a empresa. Aos 80 anos, o velho Henry era avesso às ideias do filho e colocou a companhia em situação deficitária que só seria revertido com a ascensão de seu neto, Henry Ford II.
Recém-dispensado da Marinha, Henry Ford II assumiu a presidência em 1945, após estudar o processo industrial administrado por sua família. Naquela época, a empresa perdia US$ 10 milhões por mês, segundo Ernest R. Breech, ex-vice-presidente da General Motors. Para salvar a Ford, o herdeiro tirou o perito contábil da concorrência para implementar o modelo de administração da GM. E convocou um time de oficiais das Forças Armadas especialistas em administração e o engenheiro Harold Youngren com a missão de criar um novo produto para atrair clientes. Custando US$ 72 milhões foi o primeiro Ford pós-guerra lançado em junho de 1948. O sucesso dessa primeira geração pós-guerra fez cair no esquecimento o sucesso da Ford nas décadas seguintes. Em 1956, as ações da companhia foram à venda pública. Com 10,2 milhões vendidos foi a maior captação inicial (IPO) da história até então. A empresa, antes estritamente familiar, passou a ser 22% pública.
Nos anos 80, vários veículos foram apresentados pela Ford ao redor do mundo. Com isso a Ford cria o seu primeiro grande slogan "Have you driven a Ford, lately" (Você tem dirigido um Ford, ultimamente?) para atrair novos consumidores para a marca e fazer com que seus veículos parecessem mais modernos. Nos anos 90 a empresa continuava a vender uma grande quantidade de veículos, com uma economia americana estável e com baixo preço de combustível, porem com declínio da economia o mercado em quedas, ocasionou o declínio das vendas e a redução da margem de lucros. A maior parte do lucro da empresa hoje vem do crédito de financiamento fornecido pela Ford Motor Credit Company.
A Ford nos últimos anos vem reduzindo a folha de pagamento e os custos da produção, como o fim do terceiro turno, em 2006, a empresa sofreu uma perda devastadora e conseguiu uma impressionante retomada de rentabilidade a partir das estratégias de liderança aplicadas. Em 2008, a Ford liderava as vendas de veículos, vendendo mais de um milhão de unidades até o mês de agosto.
O comportamento humano contribuindo para os negócios
O tema desse tópico é o comportamento humano, cujo vem sendo um assunto bastante discutido dentro das organizações, empresas e industrias. Desta forma, a Ford preocupa-se com as pessoas tanto no ambiente interno (funcionários), quanto no externo (clientes). Dito isso, é importante destacar a missão da mesma: oferecer produtos e serviços excepcionais, que possam melhorar a vida do seu público alvo, ou seja satisfazer as necessidades tendo como sua política principal.
...